Empresas criam aliança para impulsionar carro elétrico

A ideia é unir os setores para alavancar todo ecossistema dos veículos elétricos no Brasil
-Publicidade-
Uma das metas do grupo é aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025
Uma das metas do grupo é aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 | Foto: Volvo/ Divulgação

Oito companhias se uniram em uma iniciativa liderada pela 99 — empresa de transporte por aplicativo — para impulsionar a produção e a adoção de carros elétricos no Brasil.

A Aliança pela Mobilidade Sustentável foi lançada na segunda-feira 25 e pretende estabelecer a infraestrutura necessária para garantir que as pessoas consigam rodar com esses veículos sem dificuldades.

A ideia é unir vários pontos da indústria, das montadoras, passando por locadoras, aplicativos de transporte e abastecimento, para alavancar o desenvolvimento de todo ecossistema dos veículos elétricos.

-Publicidade-

Uma das metas do grupo é aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025. Atualmente, o índice é de 2%. Outro objetivo é criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil em três anos, um forte aumento diante do atual número de 1,5 mil postos.

À frente da iniciativa, a 99 — controlada pela chinesa Didi Chuxing — pretende utilizar seus quase 750 mil motoristas parceiros para fornecer escala, estimulando a demanda por carros elétricos e negociar melhores margens de custos de produção das montadoras e melhores condições para o aluguel desse tipo de veículo.

Também fazem parte da iniciativa a Tupinambá Energia — operadora de pontos de recarga de veículos, Caoa Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Unidas e Zletric — rede de recargas.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.