publicidade
Brasil

Enel se manifesta depois de ter concessão ameaçada

A Aneel já iniciou um processo que pode resultar no fim da concessão de distribuição de energia no Estado de São Paulo

Justiça suspende multas contra Enel
O blecaute da última semana afetou cerca de 2,3 milhões de imóveis | Foto: Aloisio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A Enel, responsável pela distribuição de energia na capital paulista e na região metropolitana, manifestou-se depois de ter a concessão ameaçada.

Depois do apagão recente em São Paulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou um processo que pode resultar no fim da concessão de distribuição de energia no Estado.

Receba nossas atualizações

O blecaute da última semana afetou cerca de 2,3 milhões de imóveis, como consequência de ventos que chegaram a quase 100 km/h e provocaram a queda de centenas de árvores.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), no sábado 13, determinou o restabelecimento imediato da energia em hospitais e outros serviços essenciais, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora e prazo de 12 horas para os demais imóveis afetados.

Nesta terça-feira, o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram a intenção de iniciar o processo regulatório para a caducidade da concessão da Enel.

A demora na solução levou Tarcísio e Nunes a solicitar intervenção federal na concessionária, cujo contrato vai até 2028, e o governo Lula discutiu antecipadamente sua renovação.

Leia mais:

Enel pede “avaliação ampla”

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 17, a Enel pediu a realização de uma “avaliação ampla para enfrentar de forma estrutural os desafios relacionados ao fornecimento de energia em uma cidade densamente populosa como São Paulo”.

A empresa reclamou das “mudanças climáticas” e de “eventos meteorológicos extremos” que têm impactado São Paulo e sugeriu “investimentos maciços em redes resilientes e digitalizadas, além da implantação, em larga escala, de uma rede de distribuição subterrânea”.

“Essa medida requer um plano estruturado e coordenado com as autoridades públicas, definindo as modalidades mais apropriadas para uma remuneração adequada desse investimento”, diz um trecho da nota. “A empresa está disposta a realizar esses investimentos como parte de uma estratégia compartilhada com todas as instituições envolvidas.”

Empresa destaca investimentos

Em outro trecho da nota, a Enel ressaltou que “desde que assumiu a concessão, em 2018, até 2024, a companhia investiu mais de R$ 10 bilhões em São Paulo”.

“Para o período de 2025 a 2027, a distribuidora aprovou um plano de investimentos recorde, atualmente em execução, no valor de R$ 10,4 bilhões”, completou a empresa. “A partir de 2024, a Enel também reforçou seu plano operacional e ampliou a força de trabalho na área de concessão com a contratação de cerca de 1.600 novos profissionais para serviços operacionais.”

Leia também: “O tarifaço à vista nas contas de energia”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 300 da Revista Oeste

De acordo com a Enel, “como resposta ao evento de 10 de dezembro, a distribuidora dedicou prontamente todos os seus esforços e recursos para atender os consumidores afetados pelo intenso ciclone extratropical que atingiu a área de concessão”.

A empresa citou a mobilização de até 1.800 equipes para resolver o problema.

“A distribuidora confirma o cumprimento integral dos indicadores regulatórios, tendo apresentado avanços consistentes em todos os índices relacionados à qualidade do serviço, conforme comprovado pelas fiscalizações recentemente realizadas pela agência reguladora”, afirmou a Enel.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Paulo E R Tartuce
    Paulo E R Tartuce

    A ENEL já demonstrou sua incompetência e incapacidade em vários eventos anteriores. Toda essa explanação por investimentos e de quantas equipes atenderam prontamente a cidade é balela. Tem que perder a concessão mesmo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade