O transporte público em São Paulo será gratuito no próximo domingo, 3, por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gratuidade se repetirá no segundo dia de provas, no domingo 10.
Essa medida abrange ônibus, trens e metrôs, sem cobrança de tarifas durante esses dias e valerá para todos os passageiros. Portanto, não será necessário apresentar comprovante de inscrição no Enem.
O transporte gratuito estará disponível das 9h às 21h. Os portões para a prova abrirão ao meio-dia e fecharão às 13h. O exame do primeiro dia termina às 19h, enquanto no segundo domingo, o encerramento será às 18h30.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A cidade de São Paulo já não cobra passagens nos ônibus municipais aos domingos. A gratuidade dos ônibus municipais de outras cidades dependerá de decisão de cada prefeitura.
Para os trens e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o passe livre será válido em todas as regiões metropolitanas do Estado. Linhas de metrô geridas pelo governo, o que inclui o monotrilho, e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também estarão sem cobrança de passagens.
Estudantes do Enem não precisarão apresentar comprovante
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, não será necessário apresentar comprovante de escolaridade nem documentação para usufruir do benefício. A CPTM e o Metrô vão monitorar a demanda, com trens reservas prontos para reforçar o serviço. Adicionalmente, haverá reforço de funcionários nas estações para orientar os estudantes.
A EMTU manterá sua programação de domingo. “Se necessário, haverá reforço na frota”, informou a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Nos fins de semana e feriados, bicicletas são permitidas no metrô, CPTM e concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
Chuvas podem atrapalhar o deslocamento dos participantes, com previsão de precipitações em grande parte do país neste domingo. Em especial, São Paulo e Belo Horizonte devem se preparar para pancadas de chuva de moderadas a fortes, que podem impactar a locomoção dos candidatos.