O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará neste domingo, 7, a última rodada de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital. O índice de abstenção até agora foi desalentador: 30 mil candidatos fizeram o exame digital no primeiro dia — aproximadamente 32% do total de 93 mil inscritos (68%).
No caso da prova impressa, o resultado não foi diferente: no segundo dia de testes, por exemplo, em janeiro, do total de 5,5 milhões de inscritos, menos da metade (2,4 milhões) compareceu aos locais de prova. A média histórica de abstenção era de cerca de 27%. O recorde anterior havia sido registrado em 2009, com 37,7% de abstenção.
Neste domingo, os candidatos responderão provas de ciências da natureza e matemática a partir das 11h30. Na semana passada, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
No momento da prova, os candidatos recebem um código que precisam digitar na tela antes de começar o exame e também quando finalizam o certame.
Os candidatos que tiveram sintomas da covid-19 poderão fazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro mediante pedido feito na página do Inep (clique aqui).
A informações são da Agência Brasil
Faltou explicar o motivo do aumento da abstenção. Medo do covid ou falta de convicção na profissão escolhida?
Gostaria de saber qual o nível de abstenção dos candidatos de medicina ou engenharia.