A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) anunciou que não vai apoiar a greve dos caminhoneiros que está sendo convocada por parte da categoria para segunda-feira 1º. A entidade representa os caminhoneiros autônomos junto ao governo federal.
Segundo o comunicado divulgado pela CNTA na sexta-feira 29, a confederação “não foi consultada sobre nenhum dos temas tidos como pauta para eventual movimento de paralisação da categoria”.
“Informamos que, em consulta à base representativa da categoria (sindicatos), não há adesão para qualquer movimento de paralisação ou greve e que uma paralisação neste momento impactaria negativamente ainda mais a vida do caminhoneiro autônomo, além de trazer reflexos nefastos para a sociedade e para a economia do país”, diz a entidade na nota.
A CNT afirma ainda que vem atuando em conjunto com o governo “em diversos assuntos” relacionados ao transporte rodoviário de cargas, “em busca de benefícios” à categoria.
No dia 21 de outubro, sem dar maiores detalhes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo deve pagar um auxílio para cerca de 750 mil a caminhoneiros autônomos, como medida de compensação pelos reajustes recentes no preço do diesel. O benefício seria de cerca de R$ 400 por mês e valeria até dezembro de 2022 — último mês do atual governo. A medida teria um custo de R$ 4 bilhões aos cofres públicos.
Acho que os frouxos são os Governadores que não abrem mão do exorbitante ICMS
cobrados no preço da bomba, uma ladroagem sem tamanho, o Governo procura fazer
sua parte ,quanto aos impostos federais, mas hoje a Petrobras, sociedade mista, trabalha
em função de acionistas, e a escandalosa folha de pagamentos de toda sua cadeia administrativa, tem que privatizar esse monstro!
Que pena ! Já que o presidente é um frouxo e nós, “direitos”, um bando de bocós. Quem sabe alguém colocaria ordem aqui com desordem. Essa questão da gasolina é uma zona, cartéis por toda a cadeia, um sistema absurdo que requer ser mudado, só que o frouxo do presidente não tem coragem de colocar essa ordem, vídeo 7 de setembro. Ok, que zerou os impostos, diferente dos bandidos dos governadores, mas teria que fazer mais, colocar ordem nesse país dominado por bandidos de tudo que é lado.