Preso pela Polícia Federal (PF) na terça-feira 17, o ex-secretário de Administração Penitenciária do Estado do Rio Raphael Montenegro deixou a prisão na manhã deste domingo, 22. Ele é suspeito de ter negociado acordos com o Comando Vermelho — principal facção criminosa do Estado — “em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas”, segundo os investigadores.
O prazo da prisão temporária de Montenegro se encerrou no sábado 21. O Ministério Público não pediu a prorrogação da detenção do ex-secretário.
Leia mais: “PF prende cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio”
Montenegro foi exonerado no mesmo dia da detenção. Seu substituto imediato no cargo por Victor Poubel, que ficou apenas três dias na chefia interina da secretaria. O delegado Fernando Veloso assumiu o comando da pasta na sexta-feira 20.
Leia também: “Polícia Civil deflagra operação contra milícia que atua na Baixada Fluminense”
No âmbito da Operação Simonia, da qual Montenegro foi alvo, a PF também prendeu dois subsecretários da pasta: Wellington Nunes da Silva (Gestão Operacional) e Sandro Farias Gimenes (superintendente). Ambos foram soltos neste domingo.
Leia também: “Flordelis é transferida para outro presídio no complexo de Bangu”