A Força Aérea Brasileira (FAB) vai abrir as bases aéreas de Santa Maria e de Canoas, no Rio Grande do Sul, para voos comerciais de companhias aéreas como Gol, Latam e Azul.
Leia também: “Oeste arrecada R$ 2,5 milhões para ajudar o Rio Grande do Sul”
A medida emergencial visa a apoiar as ações de ajuda ao Rio Grande do Sul e garantir a continuidade das operações aéreas, especialmente depois do fechamento do Aeroporto Salgado Filho.
Os primeiros voos comerciais com passageiros devem pousar em Canoas na sexta-feira 10. A base deverá receber cinco voos por dia, segundo O Globo.
Com expectativa de receber voos das principais companhias aéreas do país, como Latam, Gol e Azul, as bases aéreas devem se tornar pontos fundamentais para o transporte de passageiros na região até a normalização da situação no aeroporto de Porto Alegre.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Aeroporto fechado para voos
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, único em Porto Alegre, está fechado desde sexta-feira 3. A infraestrutura aeroportuária foi comprometida devido às fortes chuvas que atingiram a região.
Leia também: “Governo gaúcho emite alerta de enchente para o sul do RS”
O alagamento do terminal impactou o sistema de radar, a distribuição de energia, as luzes de orientação da pista e a própria pista, que demandarão extenso trabalho de manutenção e inspeção para garantir a segurança dos usuários.
O local deve permanecer fechado por pelo menos dois meses, segundo informações de técnicos envolvidos nas tratativas.
Leia também: “Anielle Franco usa catástrofe no RS para pedir votos”