Fiocruz deve começar a produzir IFA 100% nacional ainda em junho

Até o momento, a fundação já entregou 47,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao governo federal
-Publicidade-
Vacina da Oxford/AstraZeneca começará a ser produzida de forma 100% nacional pela Fiocruz
Vacina da Oxford/AstraZeneca começará a ser produzida de forma 100% nacional pela Fiocruz | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Um dia após a assinatura do acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que deve começar a produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) 100% nacional para a vacina contra a covid-19 ainda em junho, informa a CNN Brasil.

A estimativa da fundação é a de que sejam produzidos, por mês, 15 milhões de doses do imunizante na fábrica de Bio-Manguinhos. As primeiras doses das vacinas produzidas 100% no país devem começar a ser entregues em outubro.

-Publicidade-

Leia mais: “Bolsonaro assina transferência de tecnologia da AstraZeneca e elogia Pazuello e Araújo”

“Bio-Manguinhos tem 45 anos de existência e, ao longo destes anos, desenvolveu competências tecnológicas que tornam a instituição capaz de internalizar todas as etapas produtivas, com toda a complexidade envolvida nos processos biotecnológicos”, afirmou o  o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Mauricio Zuma. “É uma resposta importante que trazemos para o país no combate à pandemia, aliada à incorporação de uma nova tecnologia que também poderá ser utilizada para trazer futuras soluções para a saúde da população.”

A nova fábrica da Fiocruz já está pronta para que a produção seja iniciada. As etapas de adaptação da planta fabril, aquisição de equipamentos e certificação já foram concluídas. A próxima etapa é o treinamento da equipe técnica que estará diretamente envolvida na produção do IFA.

Leia também: “Fiocruz ultrapassa Butantan em número de vacinas fornecidas contra a covid-19”

Até o momento, a Fiocruz já entregou 47,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal — incluindo 4 milhões de doses prontas vindas do Instituto Serum, na Índia. Com o IFA já em estoque, estão garantidos mais 18,5 milhões de doses que serão entregues semanalmente até o dia 3 de julho.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site