Até o fim de março, técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esperam alcançar a marca de um milhão de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca produzidas por dia. O anúncio foi feito ontem durante a visita do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, às instalações da entidade brasileira. Conforme representantes da Fiocruz, 3,8 milhões de unidades do imunizante estarão prontas até o término do mês.
A produção dos lotes de pré-validação e validação foram finalizadas no domingo 7, com testes de consistência e estabilidade nos parâmetros desejados. Esses lotes poderão ser incorporados ao Programa Nacional de Imunização, mediante aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Com o início da operação, a Fiocruz iniciará o escalonamento gradual da produção.
“Estamos produzindo hoje cerca de 300 mil doses por dia. Ainda esta semana, caso a produção ocorra no previsto, uma segunda etapa de fabricação deverá entrar em funcionamento para aumentar a capacidade produtiva. Espera-se chegar, até o fim de março, com duas linhas em funcionamento, com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia”, informou a Fiocruz, em nota publicada na segunda-feira 8.
Leia também: “Tudo o que você precisa saber sobre a vacina da Oxford”
Cresci ouvindo de meu pai a frase “Enquanto os cães ladram, a caravana passa”. Parabéns a todos que, nessa estrutura, vem trabalhando em prol do país. Coisa boa de se ler, precisamos dessa esperança, dessa luz no fim do túnel. O ser humano não aguenta acordar todas as manhãs e se deparar com notícias ruins. Nós vivemos de esperança, sem ela fica difícil.
Parabéns ao Brasil pelo conjunto da obra:
Acordo de transferência de tecnologia, incremento e investimento na produção de vacinas em escala, pesquisadores dedicando e focando em novas tecnologias……
O país vai se preparando pra sair da crise viral e voltar ao trabalho e a prosperidade.
2021 será um ano de retomada e redescoberta de caminhos que abandonamos quando escolhemos socialistas generosos com seus esquemas e apaniguados.