A frente fria voltará a dar as caras em São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana na capital paulista será chuvoso e com temperatura máxima de 20° C, depois de 38 dias. A mudança do clima começa nesta sexta-feira, 24.
O último registro desta temperatura ocorreu em 19 de outubro, quando a máxima registrada pelo Inmet na capital foi de apenas 19,4°C. Até então, a temperatura se manteve sempre acima dos 20°C, com pico de 37,7°C nos dias 13 e 14 de novembro, a segunda maior marca nos 80 anos de medição do instituto. O recorde é 37,8°C, em 17 de outubro de 2014.
Leia também: “São Paulo vai encarar frente fria e temporais”
Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura deste sábado, 25, deve ser ainda menor, com máxima de 18°C. A madrugada também deve ser fria, com mínima de 14°C.
A previsão destes dois dias é de pancadas de chuva isoladas, com raios e possibilidade de queda de granizo, além de rajadas de vento entre 40 e 80 km/h.
Não é apenas a frente fria: a chuva também deve cair em São Paulo
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de temporais, por meio de dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), na quarta-feira 22. O instituto prevê que a região metropolitana de São Paulo tenha o acúmulo de 125 mm de precipitação nos três dias.
No domingo, o tempo continuará com nuvens fechadas, mas não tão chuvoso. A temperatura vai variar entre 15°C e 20°C. Na próxima semana, a tendência é de céu nublado e chuva, embora a temperatura deva superar os 30°C a partir de quinta-feira 30.
O litoral e o Vale do Ribeira são as regiões que devem ter maior registro de chuvas, de 100 a 200 mm até sexta.
Já na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e nas regiões de Campinas e de Sorocaba, a expectativa é que chova de 60 a 100 mm. O norte e o noroeste paulista são as regiões com menor volume, e espera-se de 50 a 90 mm.
Saiba mais: “Nova frente fria, tempo seco e chuvas; confira a previsão do tempo até 29 de novembro”