Os meteorologistas já têm a previsão do tempo completa para os próximos dias. Entre os dias 14 e 21 de agosto, são previstos grandes acumulados de chuva para o extremo Norte do Brasil. Já na porção central do país, interior do Nordeste e sul da região Norte a previsão indica tempo seco durante esta semana. O avanço de uma frente fria também é esperado. Confira a previsão detalhada para cada região.
Previsão completa
Norte: segundo os especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia, há a previsão de chuvas com volumes maiores que 50 mm na região noroeste do Estado do Amazonas e sul de Roraima. As precipitações devem-se ao calor e à umidade elevada. Nas outras áreas, como Rondônia, Acre, Tocantins e sul do Pará espera-se predomínio de tempo seco e ausência de chuvas.
Nordeste: em função do transporte de umidade advindo do oceano, o tempo deve seguir com variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea da região brasileira. O calor e o tempo seco devem ser registrados, principalmente, no litoral baiano. Já nas demais áreas, como no Matopiba (região que compreende os Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e também no interior da região, os meteorologistas preveem tempo quente e seco.
Centro-Oeste e Sudeste: em função de uma massa de ar seco, praticamente em todas as regiões haverá tempo estável e sem chuvas. Porém, entre os dias 14 e 15 de agosto, de acordo com os meteorologistas, um sistema de baixa pressão deve provocar instabilidade e chuvas em áreas dos Estados de Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo. Uma frente fria deve chegar à região.
A partir do dia 18 de agosto, a região voltará a registrar clima instável. No Rio de Janeiro, os acumulados de chuvas devem ser inferiores a 50 mm. Ademais, na região Centro-Oeste do país e norte do Estado de Minas Gerais os índices de umidade relativa do ar devem estar abaixo do ideal.
Sul: o tempo seco deve predominar na região durante esta semana. No entanto, os especialistas alertam para acumulados de chuva que podem ultrapassar os 30 mm no centro-sul do Rio Grande do Sul e região sul de Santa Catarina. As chuvas serão causadas pela atuação de uma frente fria entre os dias 18 e 19 de agosto, seguida pela persistência de áreas de instabilidade. Em algumas áreas do norte do Estado do Paraná, os volumes de chuva poderão chegar aos 50 mm; na faixa leste da região, porém, os acumulados serão baixos.