O início da semana será marcado por mudanças significativas no tempo no Estado do Rio Grande do Sul. Isso porque, de acordo com o MetSul Meteorologia, uma zona de instabilidade chegou à região gaúcha na madrugada desta segunda-feira, 7. Há chuvas com trovoadas que devem acompanhar a frente fria em diversos pontos do Estado.
As imagens de satélite mostram várias áreas de instabilidade — inclusive com registro de queda de raios — o que sinaliza convecção (movimento ascendente do ar), dinâmica responsável pela formação de nuvens mais carregadas, segundo os meteorologistas.
A instabilidade que chegou à região nesta segunda-feira é um fenômeno que está associado à chegada de uma frente fria. Esse declínio de temperatura seguiu-se depois de um domingo de sol e relativo calor, quando, no Estado gaúcho, a temperatura passou de 30ºC e chegou a quase 34ºC na região dos vales do Rio Grande do Sul.
Um aumento de nuvens e chuva para todas as regiões gaúchas é esperado em função do avanço da frente fria. Porém, espera-se uma melhora no tempo já durante esta segunda-feira, com o retorno do sol depois da chuva no oeste e sul gaúchos. À noite, o tempo continua a abrir à medida que o ar mais frio e seco avança sobre a maior parte do Estado.
Menos chuva
Os meteorologistas explicam ainda que, no Rio Grande do Sul, os volumes de chuva devem ser, em geral, baixos. Isso porque só pontos isolados podem apresentar um quadro de pancadas fortes com trovoadas e granizo — fenômeno que deve ser bastante localizado. Na região Sul, hoje a chuva deve alcançar o Estado de Santa Catarina e parte do Paraná. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva até 21h de hoje.
Em alguns pontos da região, o ar frio chega com vento moderado — rajadas ocasionais podem ser registradas. As máximas podem ocorrer no início do dia; e as mínimas, no fim do dia. Na maior parte dos municípios, a temperatura deve ficar mais baixa hoje à tarde.