Uma frente fria avança sobre a Região Sul do Brasil a partir desta quarta-feira, 20, segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais: “Clima em SP: frente fria vai mudar o tempo nesta semana”
O fenômeno causará chuvas, especialmente no Rio Grande do Sul. O volume previsto é significativo, com possibilidade de oscilar entre 80 e 100 milímetros em áreas do sul do Estado gaúcho.
Entre a noite de quarta-feira e manhã da quinta-feira 21, há possibilidade de alguns temporais, com queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h no Estado.
Leia mais: “Muita chuva, nevoeiro e geada; confira a previsão do tempo para o outono”
Durante a quinta-feira, esses temporais devem atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Além disso, uma instabilidade vai reforçar a condição para fortes pancadas de chuva, com temporais localizados também em regiões do Sudeste e Centro-Oeste catarinenses, até sexta-feira 22.
O avanço da frente fria se expande para o leste da Região Sudeste, entre sexta-feira 22 e sábado 23. Também devem provocar chuvas. O volume de chuva entre o Vale do Paraíba, o litoral norte de São Paulo, o sul e a Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e o sul do Espirito Santo poderá superar os 150 milímetros por dia.
Temperatura em queda
A previsão do Inmet revela também que, no decorrer da quinta-feira, as temperaturas máximas entrarão em declínio na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. A causa será o aumento da nebulosidade e da chuva.
Ao longo da sexta-feira, haverá queda de temperatura também em parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás e áreas da Região Sudeste, como os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira começa gelada. Isso por causa do avanço de uma massa de ar frio. As temperaturas mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha.
No sábado, a queda será maior, com previsão de temperaturas mínimas em torno dos 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense, Há chance de ocorrer o primeiro episódio de geada (fraca) do outono nestas áreas.
As temperaturas também ficarão mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do país, durante o fim de semana.