publicidade
Brasil

Frio extremo quebra recordes no Sul e Centro-Oeste

Municípios do Nordeste também registraram quedas expressivas nos termômetros

Sul do país começa semana com frio; em Porto Alegre, a mínima será de 12ºC e máxima não passará de 18ºC | Foto: Divulgação/PMPA
De acordo com os meteorologistas, o padrão de frio intenso deverá persistir nas próximas madrugadas | Foto: Divulgação/PMPA

O início do mês de junho trouxe temperaturas historicamente baixas para diferentes regiões do Brasil, com destaque para o Sul e o Centro-Oeste, que vivenciaram recordes de frio em 2026 durante a madrugada de sábado 6. Além dessas áreas, municípios do Nordeste também registraram quedas expressivas nos termômetros, segundo o Climatempo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com os meteorologistas, o padrão de frio intenso deverá persistir nas próximas madrugadas em cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste e manterá o clima semelhante ao do último final de semana. Em áreas da serra catarinense, os termômetros chegaram a marcar valores negativos, enquanto em diversas localidades desses Estados as mínimas ficaram abaixo de 10°C.

Alerta de tempestade e riscos associados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para regiões do Sul, válido até as 23h59 desta segunda-feira, 8, que abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O aviso indica risco potencial, com previsão de chuva intensa, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo, além de risco de danos em plantações, cortes pontuais de energia e alagamentos.

Entre as áreas sob alerta estão a Região Metropolitana de Porto Alegre, o noroeste e o nordeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. O Inmet recomenda que moradores evitem se abrigar sob árvores em caso de ventos fortes e não utilizem aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades.

Massa de ar polar e recordes de temperatura

O frio mais recente foi atribuído ao avanço de uma massa de ar polar e à pouca nebulosidade noturna, fatores que contribuíram para as menores temperaturas do ano até agora. As partes mais elevadas de Santa Catarina tiveram marcas negativas, e o Sudeste registrou mínimas próximas de 10°C, com destaque para a Serra da Mantiqueira, onde os termômetros quase atingiram 2°C.

O Climatempo reforçou que a ausência de nuvens acentuou a perda de calor à noite, o que intensificou o resfriamento no Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal chegaram a registrar temperaturas inferiores a 10°C, enquanto partes de Mato Grosso ficaram pouco acima desse patamar.

Capitais batem recordes de frio em 2026

Também foram batidos recordes em capitais, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória e Goiânia, que tiveram as madrugadas mais geladas de 2026. Na Vila Militar, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), a mínima foi de 12,5°C e superou o recorde anterior, de 12,9°C, registrado em maio.

Em Belo Horizonte, o bairro da Pampulha teve 8,8°C e superou a marca anterior, de 12,9°C, registrada na quinta-feira 4. Vitória atingiu 14,8°C no sábado 6 e bateu o recorde de 16,4°C do dia 30 de maio. Já Goiânia alcançou 11,3°C, abaixo do antigo recorde, de 13,1°C, registrado no início de maio.

Leia também: “Condenados por educar”, artigo de Mateus Conte e Isabela Jordão na Edição 323 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade