publicidade
Brasil

Fumaça de incêndios recordes na Amazônia chega ao Sul

Empresas de meteorologia constataram um corredor de ventos que transporta resíduos ao longo do país

Amazônia registra recorde de queimadas para o mês de agosto em 14 anos
Amazônia enfrenta o pior cenário de queimadas desde 2010 | Foto: Joédson Alvez/Agência Brasil

A fumaça provocada pelos incêndios recordes registrados na Amazônia nos últimos dias já chegou ao Sul do Brasil, conforme constataram a empresa de meteorologia MetSul e a Empresa de Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

As condições meteorológicas criaram um corredor de ventos que transporta a fumaça ao longo de milhares de quilômetros, de norte a sul da América do Sul.

Receba nossas atualizações

Fatores decisivos para o alastramento da fumaça:

  • O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou, por meio de satélites, 3.432 focos de calor na Amazônia entre as 21h de domingo 1 e as 21h de segunda-feira 2; e
  • Foi o pior dia de queimadas na Amazônia neste ano, superando os 3.224 focos de calor registrados no bioma em 30 de agosto.

Segundo a MetSul, a fumaça produzida por esses incêndios está sendo transportada para o Sul do Brasil por um corredor de vento a cerca de 1,5 mil metros de altitude, que tem origem no Sul da Amazônia e vai até o Rio Grande do Sul. A corrente transporta ar mais quente, causando aumento de temperatura na metade norte gaúcha.

Mapa do corredor de fumaça da Amazônia
Mapa do corredor de fumaça da Amazônia | Foto: Reprodução/Metsul

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Empresa de SC constatou fumaça da Amazônia no Estado

Em Santa Catarina, o Epagri já constatou a presença de fumaça que, segundo as imagens de satélite, tem origem na Amazônia e de forma geral no Norte do país. O Estado catarinense enfrenta a fumaça  no céu desde o mês passado.

“Na segunda semana de agosto já detectamos fumaça vinda de Mato Grosso e de Minas Gerais”, conta a meteorologista do Epagri Marilene de Lima. “As condições meteorológicas dessa época favorecem, o sistema de alta pressão mantém a circulação dos ventos e traz a fumaça para cá”, afirma.

Segundo a meteorologista, a fumaça conduzida pelas correntes de vento deve continuar sobre os municípios catarinenses até a metade de setembro. “A expectativa é que, depois, as chuvas ajudem a dissipar a fumaça”, prevê.

A MetSul diz que a fumaça deve ficar em suspensão na atmosfera, sem prejudicar de forma significativa a qualidade do ar — isso pode eventualmente ocorrer no Rio Grande do Sul, prevê a empresa Por estar na atmosfera, a fumaça deixa o céu com tom mais acinzentado e aspecto fosco, e realça as cores do sol ao amanhecer e no fim da tarde.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Os artistas da globosta estão num silêncio sepulcral. Onde está o Di Caprio, Greta, Marcon, o Hulk, a extra terrestre Marina Silva? Cambada de imprestáveis!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.