Geração de energia eólica bate novo recorde no Nordeste

Energia solar também teve crescimento
-Publicidade-
Energia eólica representa, hoje, 10,6% da matriz elétrica brasileira
Energia eólica representa, hoje, 10,6% da matriz elétrica brasileira | Foto: Divulgação/Unsplash

A geração de energia eólica e solar bateram recorde no Nordeste, nesta segunda-feira 28, ajudando a abastecer o país, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na data, a energia eólica registrou novo recorde de geração instantânea (pico) de 10.856 MW, às 23h44, o suficiente para atender a 96,1% da demanda do subsistema do Nordeste naquele momento. O último recorde ocorreu em 26 de maio, quando 10.612 MW foram produzidos.

A geração solar, em menor escala, também contribuiu para o atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN). Foram gerados 681 MW médios, o equivalente a 6,4% da demanda do Nordeste. Segundo nota do ONS, “o número indica um crescimento de 2,1% em comparação ao último recorde, registrado no dia 24 de maio, quando foram produzidos 667 MW médios na mesma região”. A geração instantânea de energia solar também bateu recorde, com 1.873 MW, às 12h25 de segunda-feira, o equivalente a 17,7% da demanda na região, superando o recorde registrado em 8 de abril.

Atualmente, a energia solar representa 2% da matriz elétrica brasileira, com expectativa de atingir 2,5% até o fim do ano. Já energia eólica corresponde a 10,6% da matriz. A expectativa é que, no fim de 2021, alcance 11,1%.

-Publicidade-

Leia também: “Bento Albuquerque reitera que o Brasil não terá apagão”

Com informações Estadão Conteúdo

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site