Por maioria absoluta, o cantor e compositor Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito nesta quinta-feira, 11, para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Também concorreram o poeta Salgado Maranhão e o autor e crítico literário Ricardo Daunt. Ele obteve 21 dos 34 votos possíveis.
Gilberto Gil é um dos mais consagrados nomes da música brasileira, entre as suas mais famosas músicas estão: “Andar com fé”, “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir” e “Cálice”. Ele vai assumir o posto em março de 2022, quando a ABL volta do recesso de fim de ano. Antes, a cadeira 20 era ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020.
Relacionadas
Além da vida artística, ele foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação e ministro da Cultura, entre 2003 e 2008, durante o mandato do ex-presidente Lula (PT).
Na semana passada, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita por maioria absoluta à cadeira de número 17 da ABL.
Triste!
Eu tinha outro conceito sobre a ABL. Me parece que todas as máscaras, incluindo as das instituições estão caindo uma a uma.
Cretino
COMO MINISTRO DA CULTURA DA PETRALHADA MALDITA, SUA MAIOR CONQUISTA FOI COLOCAR A PRETA GIL NA MÍDIA.
FORA A FESTA DA ROUBANET.
SUAS MAIORES OBRAS SÃO DA ÉPOCA DO.REGIME MILIITAR, A DITADURINHA DE MERDA, CUJO.A CENSURA BENEFICIOU TODA AQUELA CORJA FE MPB, POR FALTA DE CONCORRÊNCIA DE AMADORES QUE CONQUISTAM O TOPO DAS PARADAS.
O Gilberto Gil seria aprovado na prova de português do ENEM?
depois que aceitaram o sarney e o paunu cuelho , agora virou casa da maria joana !
Que recesso é este?
O último a sair apaga as luzes! Pqp
Afinal, a ABL não deveria ser composta por escritores???
Brasil e a sua medíocridade intelectual !!!! Vamos apoiar o Tiririca para ser o próximo imortal dessa Academia falída !!!!!
Mais uma porcaria.