publicidade
Brasil

Globo é condenada a indenizar assessor de Bia Kicis

Em 2021, emissora associou Evandro Araújo ao grupo racista Ku Klux Klan

Globo
Foto: reprodução TV Globo

A Globo foi condenada a indenizar o assessor da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), Evandro Araújo, em R$ 40 mil, por associá-lo ao grupo racista norte-americano Ku Klux Klan. A decisão, em segunda instância, foi tomada na última quarta-feira 6 pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

Relacionadas

“Houve abuso da liberdade de imprensa por parte da corporação”, afirmou a decisão da Justiça, que condenou a emissora por dano moral. 

Receba nossas atualizações

“Embora a liberdade de expressão se trate de um direito fundamental de primeira dimensão”, afirma a resolução, “é evidente que aquele que o exerce, enquanto projeção da liberdade de manifestação do pensamento, pode ser responsabilizado civil e penalmente quando configurado o excesso ou o abuso do direito”.

O Jornal Nacional afirmou que Araújo estava associado ao ato dos “300 do Brasil”, acampamento liderado pela militante Sara Winter em junho de 2020, que lançou fogos de artifício contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). O protesto, na versão da emissora, teve inspirações no grupo Ku Klux Klan.

Por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, Winter foi presa em junho de 2020.

Leia também: “O lucro histórico das estatais e os abutres à espreita“.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Ana Paula F.
    Ana Paula F.

    Justiça tarda mas não falha, seja a dos homens ou a de Deus 👏👏

  2. Antenor P. Assis
    Antenor P. Assis

    Em certos assuntos, a direção da rede globo parece muito amadora.
    O afã de noticiar coisas do seu próprio agrado esbarra em deslizes dignos de “viajantes de primeira viagem”. Um caso muito repercutido, nessa linha, foi o caso daquele travesti visitado na cadeia pelo Dráusio Varela, que não foi avaliado e nem pesquisado pela emissora. No fim, a comoção reverteu-se em revolta, visto que o (a) presidiária havia abusado sexualmente uma criança e utilizando meios violentos.
    E A EMISSORA NÃO SABIA DE NADA!

  3. Evaldo Rui Franco
    Evaldo Rui Franco

    Será que terão grana para pagar, deve ter um monte de processos

  4. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Centavos para eles…. Deveria ter sido um valor mais alto. Fizeram a mesma coisa com o , então candidato, Bolsonaro, tentando o associar a um ex-policial ligado ao suposto assassinato da Vereadora Mariele, que morava no mesmo condomínio.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.