Globo é multada por propaganda enganosa

Em 2019, o Premiere anunciou a transmissão de todas as partidas das séries A e B do Brasileirão, o que não ocorreu
-Publicidade-
Logo da TV Globo | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Logo da TV Globo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal de Justiça de São Paulo validou uma multa de quase R$ 10 milhões aplicada pelo Procon de São Paulo contra o Grupo Globo por propaganda enganosa em relação à transmissão de jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2019.

Segundo a ação, a Globo anunciou a transmissão de todas as partidas do Brasileirão nos canais Premiere e no streaming Premiere Play, mas não havia fechado acordo com o Palmeiras nem com o Athletico Paranaense.

No fim das contas, os jogos da equipe paulista foram transmitidos a partir da sexta rodada, enquanto os do clube paranaense não foram transmitidos.

-Publicidade-

Para o Procon, houve descumprimento do dever de informação e transparência em razão de uma oferta que a Globo sabia ser inverídica, já que ainda não detinha os direitos de imagem de todos os clubes.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor também apontou a ausência de compensação financeira aos consumidores pela diminuição do serviço contratado, sem nenhum abatimento ou restituição do valor das mensalidades.

A Globo acionou o Judiciário em busca da nulidade da multa. No entanto, os pedidos foram negados em primeiro e segundo graus.

Para o relator, desembargador Oswaldo Luiz Palu, ficou comprovada a prática abusiva de veiculação de publicidade enganosa, com conteúdo parcialmente falso, capaz de induzir em erro o consumidor sobre as características e os dados do serviço ofertado.

O desembargador também não verificou ilegalidades no valor da multa e disse que a “conduta grave” da Globo atingiu um direito difuso de toda a sociedade e gerou potencial dano essencialmente coletivo.

O acórdão da 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo foi publicado em 16 de março.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. De vez em quando a justiça brasileira funciona, quando não vira a justi$$$$a, pena que é de vez em quando! É muito bom ver esse lixo de tv sendo julgada onde mais dói, no caixa!!

  2. Pior agora que simplesmente cortarm meu sinal de premiere sem avisar e eu fiquei sem assinstir o jogo do Corinthians no último domingo. E agora? O que a justiça vai fazer?

  3. Essa foi só uma das muitas mentiras.
    E quando distorce a informação?
    E quando faz comentários incoerentes ?
    E quando incentiva pornografia? com novelas que mostram atos impróprios?

  4. Quem mente e engana, causa danos materiais ou morais a terceiros clientes ou adversários políticos, tem que pagar multas pecuniárias e até outros gravames penais! Globo desacreditada!! Jornalismo sob encomenda, perdeu globão, ex Vênus dourada! Amarga aí seu veneno!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.