Gordão do PCC deixa a cadeia depois de decisão da Justiça

Fábio Dias dos Santos é considerado um dos principais traficantes de drogas da Baixada Santista, no litoral de São Paulo
-Publicidade-
Fábio Dias dos Santos é um dos principais chefes do PCC
Fábio Dias dos Santos é um dos principais chefes do PCC | Foto: Reprodução/Redes sociais

O traficante Fábio Dias dos Santos, o Gordão, deixou a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, logo depois de uma determinação de soltura do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é considerado um dos principais chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A liberação de Gordão ocorreu por decisão unânime da Sexta Turma do STJ. De acordo com os magistrados, o réu estava preso havia tempo demais sem uma sentença condenatória definitiva. Portanto, segundo os ministros, o traficante teria o direito de aguardar em liberdade o julgamento de apelação.

A condenação de Santos ocorreu em 2015. Em 2018, foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Na ocasião, teve a pena elevada de 12 para 15 anos de reclusão. De lá para cá, a defesa recorre da decisão.

-Publicidade-

Prontuário

Em 2017, quando foi preso, Gordão estava na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Ele era procurado pelas forças de segurança de 52 países, sob a acusação de participar de um esquema de envio de cocaína para países da Europa e da África. O traficante foi condenado a 15 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, Santos é comparsa de André de Oliveira Macedo, o André do Rap, solto em outubro de 2020 por determinação de Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Garantismo ao PCC

Em setembro deste ano, a Justiça já havia libertado Francisco Antonio Cesário da Silva, o Piauí, apontado pela polícia paulista como um dos principais chefes do tráfico de drogas na Favela de Paraisópolis, localizada no sul da capital.

Piauí foi solto após reduzir uma pena de extorsão mediante sequestro graças à leitura de livros e à participação em cursos dentro da prisão. Ele estava preso desde 2008, cumprindo pena no sistema federal desde 2012. Na ocasião, foi transferido a pedido do governo estadual depois que órgãos de Inteligência o apontaram como mandante do assassinato de policiais.

Leia mais: “A Lei Fachin por trás do massacre”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 60 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

24 comentários Ver comentários

  1. Esse Judiciário esta debochando da nossa cara ( povo Brasileiro)….eles sabem que mandam no pais…..fazem o que querem e não estão nem ai com a constituição….interpretam e criam jurisprudência conforme lhes convém….Pergunta??? Quem pode indagá-los? Quem pode corrigi-los? Quem pode não cumprir suas decisões? Quem pode pará-los??? Se vc assim como eu não consegue saber estas respostas, então quem manda são eles…..

  2. Enquanto o Governo Federal é a Polícia Federal se empenham em combater o tráfico de drogas, o STF se empenha propositalmente em aumentar o trafico e defender os traficantes.

  3. Tá na hora das eleições e os correligionarios precisam trabalhar.
    Mas com uma reeleição da direita romperemos em 2026 com uma Justiça mais desaparelhada.

  4. Assistam Narcos México na Netflix. Está tudo lá. É o estado quem comanda tudo. Os narcotraficantes são meros agentes executores. Os que põe a mão na massa. O cara é solto, pois já estava há muito tempo preso sem condenação definitiva, a qual a própria justiça está encarregada de realizar. É o estado democrático de direito q eles, das arcadas, sempre nos vomitam. Sem sombra de dúvida a justiça no Brasil é de longe o pior setor de toda nossa sociedade. E olha q o Brasil é o campeão em número de advogados.

  5. É o país que agente vive!!!!!
    Prende mulher na praça sozinha sem risco de contaminar ninguém e solta o traficante procurado pela interpol na cara de todos e pior que isso todos vêem e ninguém faz nada.

  6. Se ele estava tempo de mais preso em função de não existir uma sentença condenatória , é simples , faça o julgamento e de a sentença 👍 Haaaaa…. o gordinho aí faz é parça da gangue , tá explicado 😎

  7. É o cartel do narcotráfico pececista comandando o país com o esseteefe. São cúmplices e acabarão por comprometer nosso futuro. As FFAA se não estiverem no caminho da dominação, não darão mais conta.

  8. Prendendo gente inocente em prisões ilegais de inquéritos ilegais e os maiores bandidos desse país saindo por decisões debochadas como essa, solto por estar a tempo demais sem sentença? E o quê fizeram até agora que não concluíram o julgamento e a sentença? Foi o mesmo com o comparsa dele que o Marco Aurélio soltou, e enquanto isso, o Daniel Silveira preso ilegalmente, paga fiança e continua preso por um tempão até que pode ir pra casa mas continua sem poder dar entrevista? Que justiça é essa, meu Deus? E ver gente aplaudindo esse ativismo judiciário só pq não gosta do governo é de dar desespero! As pessoas precisam acordar enquanto é tempo!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.