publicidade
Brasil

Governo chega a acordo para trocar exames de covid-19 que perderem validade

A sul-coreana Seegene, fornecedora dos exames, aceitou fazer a reposição dos produtos

testes de covid - anvisa
Teste para covid-19

O Ministério da Saúde e a empresa sul-coreana Seegene entraram em acordo para trocar os exames para a covid-19 que perderem a validade por outros com prazo maior de uso. Segundo noticiou o jornal O Estado de S. Paulo, a fabricante aceitou realizar a substituição pelo “bom relacionamento com o governo brasileiro” e também devido ao volume de compras já feito pelo ministério. Por meio da Organizacão Pan-Americana da Saúde, 10 milhões de testes foram adquiridos da companhia em 2020, ao custo de R$ 423 milhões.

Os planos do ministério são fazer a distribuição de 1,8 milhão de exames em maio e também realizar a troca de parte do estoque. Há, pelo menos, 2 milhões de exames com data de vencimento no próximo mês.

Receba nossas atualizações

Apesar da alta procura (só em março foram realizados 2,39 milhões de testes na rede pública), o governo federal temia que os exames fossem encaminhados aos Estados, mas os estoques perdessem a validade nas unidades da Federação. No Maranhão, por exemplo, no fim de março havia quase 67 mil testes com validade para 30 de abril e que poderiam perder a validade.

Leia também: “Ministério da Saúde deve distribuir ‘imediatamente’ testes de covid-19 com vencimento próximo, diz TCU”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade