O governo do Estado de São Paulo divulgou os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A consulta deve ser feita pelos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos. O motorista deve informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
Leia também: “IPVA 2024: confira as alíquotas e os descontos de cada Estado”
Os condutores também podem consultar o valor do IPVA diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). Deve-se apresentar o número do Renavam e a placa do veículo.
O pagamento poderá ser feito a partir de 2 de janeiro
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o pagamento poderá ser feito a partir de 2 de janeiro. O proprietário tem até a data de vencimento da placa para pagar o imposto. Os valores poderão ser parcelados em até cinco vezes. Quem pagar à vista vai ter desconto de 3%.
Leia mais: “Reforma tributária: o que muda na cobrança do IPVA”
O pagador do imposto que atrasar a cobrança vai ter que pagar uma multa de 0,33% por dia de atraso, além dos juros de mora com base na Selic, a taxa básica de juros do Brasil. Se o atraso for de 60 dias, o percentual final é de 20% de juros e multa.
Se o motorista continuar inadimplente, vai ter o débito inscrito na dívida ativa do Estado de São Paulo. Caso isso ocorra, o motorista não vai poder aproveitar créditos da Nota Fiscal Paulista e corre o risco de ser cobrado na esfera judicial.
Neste ano, os motoristas vão poder pagar o imposto ao via Pix, com geração de QR code que terá 15 minutos para quitação dos valores.
Leia também: “Collor parcela em 60 vezes dívida de mais de R$ 1,5 milhão de IPVA de três carros de luxo”