Depois de um terço do mandato, o governo do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva coleciona erros na segurança pública. Uma das evidências é a prorrogação da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, conforme destacou o jornal Estadão em editorial nesta quinta-feira, 9.
A transferência do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal e sua substituição por Ricardo Lewandowski não trouxeram a esperada melhoria na abordagem do problema, destacou o jornal.
O governo, segundo pesquisas, ainda não encontrou a melhor estratégia para lidar com a segurança pública, considerada pela população como o principal desafio atual.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Anunciada há seis meses, a GLO foi renovada por mais 30 dias. A prorrogação gerou dúvidas sobre sua eficácia e custo. A operação, que visa a asfixiar organizações criminosas em portos e aeroportos, mostrou-se questionável em termos de resultados e utilização das Forças Armadas.
A abordagem teatral da operação contrasta com a realidade do crime organizado, que demonstra capacidade de contornar as ações das autoridades. “Tudo parece resumir-se a uma grande farsa”, diz o Estadão sobre a segurança pública de Lula.
Leia mais: “Projetos para indígenas estream em redutos eleitorais de ministros de Lula”
A farsa
A estratégia do governo Lula na segurança pública tem sido criticada como uma farsa, com medidas consideradas inúteis e equívocos ao envolver as Forças Armadas em questões de segurança interna.
Apesar das falas do governo Lula de implementar novas estratégias para o setor, há uma sensação de recomeço diante da falta de resultados concretos até o momento.
Em entrevista ao Estadão, o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, defendeu uma abordagem focada no combate ao crime organizado, priorizando a asfixia financeira das facções, o fortalecimento das equipes de investigação e o aumento do efetivo policial estadual.
Sarrubbo afirmou ter “vários projetos saindo do forno”. A fala do secretário levou o jornal a questionar: “Ora, e que fim levou o programa de Enfrentamento às Organizações Criminosas, anunciado com pompa por Flávio Dino?”.
O editorial complementou sua própria indagação: “Era, decerto, uma peça genérica de intenções, o que fica evidente quando Sarrubbo nem sequer o menciona”.
A administração petista parece ter perdido tempo em ações midiáticas, sem ainda apresentar um plano consistente para o futuro, conclui o editorial.
Leia também: “Lewndowski manda PF investigar perfis que criticam medidas do governo para o RS”
Nostradamus conhecia o Lula…
PODE NÃO TER CONHECIDO MAS….
previu com certeza!!!!
(MAS ACHO QUE CONHECEU SIM – CONFIRA O TEXTO)
NOSTRADAMUS……
Em suas Centúrias, escreveu com tanta
exatidão que nos faz acreditar que conhecia o Lula.
Fragmentos de um texto de Nostradamus:
‘…e próximo do terceiro milênio uma besta
(seria o Lula????) barbuda (céus, é ele!!!) descerá triunfante
sobre um condado do hemisfério sul (Brasil???) ;
espalhando desgraça e a miséria .’ (acho que se trata
do Arcabouço Fiscal ou a corrupção institucionalizada ou ainda a compra dos Parlamentares com o Orçamento Secreto).
‘…Será reconhecido por não possuir seus
membros superiores totalmente completos.’
(epa!!! Cadê o dedinho?) ‘…Trará com ele uma horda
(faz sentido…Hadad, Dino, José Medeiros, Boulos, Gleisi, & Cia Ltda) que dominará
e exterminará as aves bicudas (já estou ficando assustado…
PSDB = Tucanos ) e implantará a barbárie por muitas
datas (REELEIÇÃO???) sobre um povo tolo e leviano.’
(PUTZ é nóiiiiiiis !!!)…
Alguém duvida que os petistas mentem como respiram.
Quem ainda não entendeu que o objetivo é justamente este? Não funcionar!
Eu resumiria a política de segurança pública do governo lula em uma frase muito simples: Não há interesse!
O PT é uma farsa, o Luladrão é uma farsa, o STF é uma farsa, o STJ é uma farsa, o TSE é uma farsa, o TCU é uma farsa, o Pacheco é uma farsa, o Lira é uma farsa, os corruPTistas em geral e seus puxadinhos são uma farsa, enfim o Brasil está cheio de falsários como os citados acima. Só na bala mesmo.
Todo governo Lula é um erro. Começou com a soltura de um condenado, ficha mais do que suja e a reabilitação para concorrer à presidência. Com ajuda de “parças” da Justiça, se elegeu num pleito pra lá de suspeito. Voltou à cena do crime e está cometendo os mesmos ilícitos. Está afundando o Brasil.