publicidade
Brasil

Governo Lula vai ao STJ contra greve do INSS

Servidores pedem melhores condições de trabalho e reajuste salarial

Governo Lula pede suspensão da greve dos servidores do INSS
Governo diz que paralisação do INSS interrompe um serviço essencial para a população | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O governo Lula (PT) apresentou uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O registro da solicitação foi realizado nesta terça-feira, 23. A União argumenta que a paralisação interrompe um serviço essencial para a população.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Os servidores do INSS decidiram pela greve por um período indeterminado, com início no último dia 16. As reivindicações incluem recomposição das perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A aprovação dessa decisão ocorreu em 13 de julho, em plenária nacional da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Proposta de aumento salarial do governo Lula

O Ministério da Gestão propôs um aumento acumulado de 24,8% para os servidores ativos e inativos entre 2023 e 2026. Segundo o governo, este reajuste vai compensar as perdas inflacionárias da atual gestão e parte das perdas de administrações anteriores. A Advocacia-Geral da União ainda não se manifestou sobre o assunto.

Servidores das agências reguladoras anunciam greve de 48 horas

Em paralelo à greve do INSS, servidores das agências reguladoras rejeitaram a proposta de reajuste salarial do governo Lula e também anunciaram uma greve de 48 horas. O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) aprovou uma paralisação geral entre os dias 31 de julho e 1º de agosto.

O sindicato informou que serviços essenciais, como fiscalização em portos e aeroportos, fornecimento de energia e água, serão interrompidos.

Em comunicado, o Sinagências declarou: “Servidores de todas as 11 agências reguladoras deverão interromper a prestação de serviços importantes para o funcionamento da economia, como o controle e fiscalização em portos, aeroportos, o abastecimento de energia elétrica e água, bem como demais serviços regulados e fiscalizados pelas agências reguladoras”.

O Sinagências relatou que o governo ofereceu um reajuste de até 21,4% para cargos de carreira e até 13,4% para quem está no Plano Especial de Cargos (PEC ), com pagamento dividido em duas parcelas, em janeiro de 2025 e abril de 2026.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade