Revista Oeste - Eleições 2022

Governo cria programa de incentivo ao nióbio

O objetivo é o desenvolvimento integral da cadeia produtiva, incluindo pesquisa e tecnologia
-Publicidade-
Programa visa a incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva de nióbio
Programa visa a incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva de nióbio | Foto: Divulgação/Governo Federal

Enquanto projetos industriais e tecnológicos da iniciativa privada ligados ao uso de nióbio começam a ser desenvolvidos no Brasil, o governo oficializa o Programa InovaNióbio. Uma portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações instituindo o programa foi publicada na edição desta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União.

O objetivo principal do programa é integrar e fortalecer ações do governo para o desenvolvimento total da cadeia produtiva do nióbio, produto que tem várias aplicações na indústria e na tecnologia, com a fabricação de baterias elétricas. O foco será na etapa do uso e de aplicações de óxidos, metais, ligas em materiais e produtos de alta tecnologia.

O programa também menciona como objetivos a estruturação da governança e da coordenação de esforços do Estado em pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo; e a promoção do avanço e do fortalecimento científico, tecnológico, da inovação e do empreendedorismo nacional na cadeia produtiva do nióbio, com vistas à geração de riqueza, empregos e desenvolvimento nacional

-Publicidade-

O programa de incentivo pretende ainda estimular o desenvolvimento e a transferência recíproca de conhecimento, de novas tecnologias e de modelos de negócios entre a academia e os setores público e privado associados ao nióbio, com vistas à geração de riqueza, empregos e desenvolvimento nacional.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

    1. Recomendo q veja as matérias “Current affairs: Horwin planning fast-charging ‘niobium-battery’ bike by 2024” e a live no youtube “MOTO ELÉTRICA COM BATERIA NIÓBIO – ENTREVISTA COM A CBMM E HORWIN – RECARGA EM 10 MINUTOS !!!”. Essa é uma aplicação que aumentou muito a performance das baterias e já está sendo comercializado. ALém disso, é utilizado para alterar características de liga metálicas como dureza e é um supercondutor. A reserva de nióbio tem valor inestimável, pena que não é divulgada

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.