Governo reduz mistura de biodiesel ao diesel

Teor sairá de 13% para 10% no próximo leilão
-Publicidade-
Taxa de mistura do biodiesel ao diesel faz parte da Política Nacional de Biocombustíveis | Foto: Clean Green/Flickr
Taxa de mistura do biodiesel ao diesel faz parte da Política Nacional de Biocombustíveis | Foto: Clean Green/Flickr

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a redução da mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel, que passará dos atuais 13% para 10%. A medida, publicada segunda-feira 6, valerá para o 82º Leilão de Biodiesel, destinado ao suprimento do combustível nos meses de novembro e dezembro deste ano.

“Energia nuclear: vilã ou solução?”, artigo de Gerhard Walter Schultz publicado na Edição 74 da Revista Oeste 

Em comunicado divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, o CNPE informou que a decisão ainda é baseada na alta dos preços da soja, tanto no mercado interno quanto externo. “Verifica-se a necessidade de adoção de medida temporária de redução do teor de biodiesel devido a potenciais impactos para o consumidor brasileiro e reflexos em inúmeros setores”, esclarece. “Esperando-se, em breve, voltar com as condições adequadas.”

-Publicidade-

Reação 

Em nota, a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) considera a decisão do CNPE como o “maior retrocesso já aplicado à Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio)”. Segundo a Aprobio, a medida “gera desemprego, desinvestimento, aumenta a poluição e a inflação, prejudicando a economia”.

“A eletricidade criada pela imaginação”, artigo publicado na Edição 76 da Revista Oeste 

Já a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) destaca que a recente decisão “expõe a falta de planejamento e de previsibilidade para que o setor possa atuar com segurança e estabilidade”. “Por essa razão, o processamento de soja e, consequentemente, a produção de farelo de soja serão menores do que em 2020, interrompendo uma sequência de crescimento industrial.”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários

  1. Bosta de biodiesel, so falam em meio ambiente, mas dos estragos no motor que esta porcaria faz eles não falam né? Tomara que acabem de vez com este maldito coquetel e voltem so com o destilado de petroleo e aditivos sinteticos.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro