A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 30, que deve diminuir a quantidade de hospitais de referência para a covid-19 dos atuais 24 para apenas cinco, relata o jornal AgoraSP. A medida será tomada em função da queda consistente de casos e internações pela doença na capital paulista.
Segundo o boletim divulgado pela gestão municipal no domingo 29, o índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 na rede municipal é hoje de 34% — para leitos de enfermaria, a taxa é de 22%.
Leia mais: “Capital paulista exigirá ‘passaporte da vacina’ em eventos com mais 500 participantes”
Ainda de acordo com a prefeitura de São Paulo, a rede contabilizava 562 pessoas internadas em hospitais municipais até ontem. Em julho, eram 826 (no período, a queda foi de 32% nas hospitalizações).
Leia também: “Cidade de São Paulo tem 310 mil com segunda dose atrasada, diz prefeito”
“Temos 28 hospitais, dos quais 24 são atualmente referência para covid-19. Nesta semana, vamos mudar para cinco, que irão atender e internar pacientes com covid”, confirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. “Mas todas as unidades de saúde têm porta para atendimento de covid. Essas pessoas serão encaminhadas para os hospitais de referência.”
Leia também: “Instituto Butantan entrega mais 10 milhões de doses da CoronaVac”