Há alguns meses, a história de Agenor Tupinambá, natural de Autazes (AM), universitário de 23 anos que estuda engenharia agronômica, viralizou nas redes sociais. O motivo é simples, mas inusitado: Agenor passou a compartilhar nas redes a sua dedicação à sua capivara “Filó”. O animal de estimação incomum chamou a atenção dos internautas que, em pouco tempo, somavam mais de 360 mil no Instagram e 1,3 milhão do TikTok do Agenor.
Os internautas seguidores de Agenor eram testemunhas do cuidado exemplar que o jovem amazonense despendia à capivara. O animal tinha direito a “banho de ofurô”, passeios regulares e uma dieta equilibrada — tudo em prol de sua saúde. O universitário era exemplo de dedicação ao seu “pet”. Contudo, todo esse cuidado não foi o bastante para agradar o Ibama, porque o órgão do governo decidiu multar Agenor em R$ 17 mil. Ele foi acusado de “abuso”, “maus-tratos” e “exploração animal”.
Além da multa, o Ibama determinou que o jovem amazonense entregasse Filó aos cuidados do órgão estatal e excluísse todas as fotos e vídeos do animal de suas redes sociais. Sob Agenor pesa a acusação de “retirar animais de seu habitat natural”.
O estudante foi obrigado a obedecer à determinação do Ibama; mas, em suas redes sociais, ele desabafou: “Fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. Eu escolhi ser um guardião e não um criminoso.”
E como o Ibama está cuidando da capivara Filó?
Recentemente, no entanto, uma deputada estadual do Amazonas divulgou durante uma live as condições precárias nas quais a capivara Filó se encontra depois de haver sido entregue aos cuidados do órgão do governo. As imagens provam que Agenor cuidava melhor da capivara do que o Ibama.
🚨 URGENTE: Deputada Estadual do Amazonas fez uma live expondo as situações precárias que a capivara Filó se encontra, após ser entregue ao IBAMA.
— POPTime (@siteptbr) April 29, 2023
"É esse o habitat natural que eles queriam trazer a Filó?". pic.twitter.com/hs35GhlvGy
Para satisfazer o seu ego xiita/ambientalista, esses burocratazinhos xexelentos pouco se importam se o pobre animalzinho, perfeitamente à vontade no seu ambiente natural, vai morrer de tristeza ou indefeso por aí, se devolvido a outro ambiente, hostil. Por isso que esses esquerdopatas são detestados em todo o País, haja vista suas condutas arrogantes e desproporcionais. Se ainda houvesse Ministério Público, essa canalhice seria enquadrada na Lei do Meio-Ambiente, como maus tratos…dos agentes públicos.
Ambiente natural da esquerda sempre foi a CADEIA, por isso o IBAMA de esquerdistas fez isso com o bicho, confundiu com uma CAPIVARA da lista da ODEBREST
Os bichos estariam melhor sendo cuidados por este homem.
IBAMA,Procon, todas essas estatais inúteis deveriam ser desintegradas da face da terra…órgãos inúteis, só serve pra atrapalhar o cidadão de bem….
Sem comentários
Quem iniciou o processo é uma estúpida e burra
Deixem a Filoó com seu dono e aquela imbevil que iniciou processo com se do no o janjo
Pelas fotos a Filó tá vivendo melhor que muito agentezinho do Ibama , essa é a inveja desses mau amados , o cara vive num inferno astral e quer usar a “lei” para infernizar a vida dos outros , ela não tá com cara de quem está tentando fugir ,, se voce soltar ela foge mesmo é para dentro da casa do rapaz isso sim. deixem ela com o rapaz e se quando ela ficar adulta quiser ir embora que vá com Deus , afinal ela não vivia presa em cativeiro ora bolas , é como o papagaio , depois que ele se acostuma , se considera parte da familia e se voce o separar , ele pode definhar e morrer..
É impressionante a insensibilidade do IBAMA. Tenho no meu jardim, um Peru, um Pavão e dois Coelhos soltos que comem na minha mão.
Se o Ibama entrar aqui, solto o meu galo (que apelidei de Fernadinho Beira-mar) pois ele põe até Pitbull para correr.
atraz da capivara do renam ninguem vai atra né !
Kkkkk
O incrivel foi a multa R$ 17.000,00, tremendo abuso. Ladroes. O Estado passou a ser opressor, pragado de corruptos e gente safada. Por que o Ibama nao luta contra o contrabando de madeira? Eles sabem muito bem que é uma mafia e que a Europa esta cheia de madeira retirada ilegalmente do Brasil. A madeira sai ilegalmente porque tem muito corrupto ficando milionario. INFELIZMENTE TENHO QUE DIZER QUE O BRASIL ESTA PODRE.
Vamos lá: os dois têm pontos de vista diferentes e ambos têm razões que permeiam o papel do IBAMA, que tem seus erros e legislações. Agenor ama e protege a capivara Filó e também deve cumprir a lei.
A pobrezinha, sequer pode ter a chance de se defender, por ser irracional. Nessa situação o Agenor não poderia, como agrônomo, cuidar dela enviando relatórios do seu estado de saúde? E o IBAMA faria fiscalização na área onde a capivara está e todos ficaram felizes. Este rapaz é jovem e está aonde quer morar. A Filó já foi humanizada, não dá pra voltar atrás: Isso pode ser resolvido, basta bom senso e vontade.
Pronto. Bingo!!!
Instituições são cabide de emprego e nada mais , sempre sucateado ,isso ocorre na maioria das instituições.
Podres poderes dado a pessoal sem competência
Mais um absurdo feito pelo IBAMA, que não enxerga a realidade das coisas e não tem competência para suas ações
Infelizmente nosso país tem muitos idiotas, sem o mínimo bom senso, determinando ações imbecis, como este caso, de algum débil mental do IBAMA.
Exato
Esse é o nosso Brasil, instituições tomadas por ideologia dessa esquerda maldita