O governo do Rio Grande do Sul divulgou imagens aéreas nesta quarta-feira, 15, que mostram a situação das enchentes que assolam o Estado. De acordo com o último boletim, 149 pessoas morreram e 806 ficaram feridas por causa da tragédia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Autoridades sobrevoaram de helicóptero a Região Metropolitana de Porto Alegre. O fotógrafo Maurício Tonetto, da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul, acompanhou o voo e registrou imagens dos alagamentos que atingem o Estado.
As fotos mostram viadutos surgindo das águas e casas quase que completamente embaixo d’água. Também é possível ver um trem da Empresa de Trans Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), responsável pelo transporte público da capital gaúcha, em meio ao alagamento.
Além disso, os membros do governo ainda sobrevoaram o Aeroporto Salgado Filho, principal do Rio Grande do Sul. As imagens mostram parte da pista de pouso submersa nas águas que transbordaram do Lago Guaíba.
Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul já afetaram a vida de mais de 2,1 milhões de pessoas. O número representa 19% da população do Estado, que tem 10,8 milhões de habitantes. São mais de 76,5 mil pessoas em abrigos e 538,1 mil desalojados no Estado.
Leia também:
Os alagamentos atingiram 452 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Nessas cidades, cerca de 76,6 mil pessoas foram resgatadas e mais de 11,4 mil animais salvos das enchentes. Para as ações, são utilizados 4,4 mil viaturas, 45 aeronaves e 340 embarcações. O governo tem cerca de 27,6 mil pessoas atuando no auxílio dos resgates.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de calamidade pública desde 28 de abril por causa das inundações causadas pela cheia do Guaíba.