publicidade
Brasil

Imagens da Nasa mostram dimensão das enchentes no RS

O registro do satélite da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos exibe a chegada do Rio Jacuí a áreas como o porto e o centro histórico de Porto Alegre

Imanges Nasa enchentes RS
Os satélites Terra e Aqua, da Nasa, fizeram imagens que mostram as diferenças na aérea atingida pelas fortes chuvas entre 20 de abril e 6 de maio | Foto: Reprodução/Nasa

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou imagens que mostram a dimensão das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). O registro realizado pelos satélites revela a inundação que atingiu áreas como o porto e o centro histórico de Porto Alegre, além do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que teve suas operações suspensas por tempo indeterminado.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Nasa RS
Imagem capturada pelo satélite Operational Land Imager (OLI) mostra a inundação em Porto Alegre nesta quarta-feira, 8 | Foto: Reprodução/NASA

Números da catástrofe

Os dados mais recentes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontam cem mortos, 130 desaparecidos e 374 feridos devido às enchentes.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas já foram afetadas pelas cheias no Estado, sendo quatro mortes registradas na capital.

Leia mais: “Volume de chuvas em Porto Alegre deve superar média de maio nos últimos 30 anos”

Chuvas intensas, previsão de mais transtornos

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que a chuva persistirá, com expectativa de intensificação entre os dias 10 e 12 de maio, especialmente nas regiões centro-norte e leste do Estado, podendo atingir também áreas de Santa Catarina.

O Inmet alerta para a possibilidade de mais transtornos nas localidades já afetadas e recomenda seguir as orientações da Defesa Civil.

O nível do Rio Guaíba, que também contribui para as inundações em Porto Alegre, atingiu 5,11 metros, conforme medição da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Esta é a maior inundação já registrada, com o recebimento pelo rio de águas de diversas bacias afetadas pelas chuvas intensas.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) alerta para o fato de que os níveis podem aumentar rapidamente nos próximos dias, prevendo a maior cheia da história da Lagoa dos Patos.

Leia também: “Uruguai reitera oferta de ajudar ao Rio Grande do Sul”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade