publicidade
Brasil

Volume de chuvas em Porto Alegre deve superar média de maio nos últimos 30 anos

A estimativa é de que a quantidade de água na cidade chegue a 125 milímetros

Imagens de Porto Alegre
A marca de 125 milímetros é a maior entre 1991 e 2020 | Foto: Reprodução/Twitter/X/@UchoInfo

Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) preveem que as chuvas em Porto Alegre nos próximos cinco dias irão exceder a média histórica para o mês de maio. A estimativa é que a quantidade de água na região chegue a 125 milímetros. Assim, ultrapassará a média de 113 milímetros registrados de 1991 a 2020.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

O temporal nos primeiros 12 dias de maio em 2024 pode chegar a quase três vezes a média mensal. De acordo com os dados climatológicos dos últimos 30 anos, a marca para o período possivelmente será de 333,1 milímetros. Na cidade de Porto Alegre, a estação do Jardim Botânico já registrou 208,1 milímetros de chuva de 1º a 7 de maio.

Os temporais têm causado bloqueios nas principais vias de acesso e saída da capital gaúcha. O Aeroporto Salgado Filho e a Rodoviária de Porto Alegre, por exemplo, estão fechados por tempo indeterminado.

A falta de água e luz em algumas áreas da cidade levou parte dos moradores a se deslocarem para o litoral e o interior do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 7, cerca de 85% da capital do Estado estava sem acesso à água em suas residências. Para os próximos dias, meteorologistas alertam para a continuidade dos temporais e a chegada de uma nova frente fria.

+ Leia mais sobre o Rio Grande do Sul

Rajadas de vento de até 100km/h são esperadas, com previsão de chuvas intensas em todo o Estado. Um ciclone extratropical entre o Uruguai e a Argentina contribui para as condições climáticas adversas.

Governador alerta população sobre previsão de chuvas fortes em Porto Alegre e em outros pontos no Estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), destacou a possibilidade de inundações em regiões já afetadas pelas chuvas, como a Serra e o Vale do Taquari. Ele recomendou que as pessoas evitem retornar às áreas atingidas.

Eduardo Leite
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) | Foto: Reprodução/Twitter/X/@EduardoLeite_

A previsão é de que o nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, só retorne à cota de inundação em aproximadamente 30 dias. Os últimos temporais no Estado já deixaram um saldo trágico, com mais de 200 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Até o momento, cerca de 401 municípios enfrentam problemas decorrentes das chuvas.

A situação é especialmente crítica nas regiões Norte, Serra, Centro e Metropolitana. Esses lugares enfrentam alertas de tempestades devido à movimentação das águas para o sul gaúcho, através da Lagoa dos Patos.

Leia mais: “Vídeo mostra cidade do Rio Grande do Sul devastada pela enchente; assista”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade