publicidade
Brasil

Imagens revelam comunidade isolada e crescente na Amazônia

Oculta em um pedaço de Rondônia, etnia Massaco desenvolve técnicas para manter 'invasores' distantes, enquanto população cresce, segundo pesquisadores

Comunidade Massaco, que vive isolada em Rondônia: imagem de cabanas temporárias para caça e coleta na floresta | Foto: Funai
Comunidade Massaco, que vive isolada em Rondônia: imagem de cabanas temporárias para caça e coleta na floresta | Foto: Funai

Imagens inéditas de uma pesquisa na Amazônia mostram indígenas da etnia Massaco pela primeira vez. A comunidade vive em território isolado no Estado de Rondônia. Conforme a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), eles são especialistas em caça com longos arcos e defendem suas terras com armadilhas letais, entre elas, estacas afiadas e com capacidade para furar, por exemplo, o pneu de um trator.

De acordo com reportagem do jornal O Globo em parceria com o britânico The Guardian, a etnia recebeu o nome de Massaco por estar próxima do rio Massaco, que percorre o território, perto da fronteira do Brasil com a Bolívia.

Receba nossas atualizações

Área da comunidade equivale a meio milhão de Maracanãs

Massaco é uma das 29 comunidades que o Brasil admitiu efetivamente como um grupo em estado de isolamento. Outros 85 estão em fase de registro, mas não conseguem o reconhecimento em razão de rigorosos critérios de coleta de evidências e entraves burocráticos.

Pesquisadores encontram as estacas desses indígenas com uma frequência cada vez maior. Do mesmo modo, além da quantidade, percebe-se que elas estão mais perto da base de onde o veterano funcionário da Funai Altair Algayer inspeciona a proteção dos 421 mil hectares do território. Essa área equivale a quase meio milhão de “Maracanãs”. Para ele, há uma mensagem clara: fiquem longe, não queremos invasores em nossas terras.

Usadas pelos índios como ferramenta de defesa, as estacas (chamadas de estrepes) são encontradas em um raio territorial cada vez maior: capazes de furar o pneu de um trator | Foto: Funai
Usadas pelos índios como ferramenta de defesa, as estacas (chamadas de estrepes) são encontradas em um raio territorial cada vez maior: capazes de furar o pneu de um trator | Foto: Funai

Algayer começou o trabalho no Massaco em 1992. Conhecido como Alemão devido à fisionomia, ele se transformou em uma lenda dentro da Funai por sua documentação sistemática sobre os Massaco e por sua persistente proteção das terras. O território transformou-se em um modelo. 

A Funai e agências federais zeraram o desmatamento dentro de suas fronteiras em uma região local em que a perda de floresta é descontrolada. Algayer revela que, no início dos anos 1990, ele avaliava a população entre 100 e 120 pessoas. 

Atualmente, ele estima 50 famílias, cada uma com quatro a cinco membros, chegando a um total entre 200 e 250 habitantes. Arcos pequenos, brinquedos e pegadas indicam a presença de crianças e a suspeita de que as famílias estão aumentando.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Sergio Hora
    Sergio Hora

    Os colunistas da Oeste são de primeiríssimo time. O jornalismo da Oeste é assustadoramente primário, vazio, perfeitamente dispensável.

  2. Mário Abranches da Silva
    Mário Abranches da Silva

    A foto indica provavelmente um guia da Funai ou um agente, e não um índio, parabéns , preservar a história e a cultura!

  3. Luiz Augusto Ribeiro Do Valle
    Luiz Augusto Ribeiro Do Valle

    Isolado com espingarda e roupas. Conta outra.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade