O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de chuvas intensas, que atingem quase todo o Brasil nesta sexta-feira, 2. Apenas sete Estados não estão dentro da área dos avisos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Um dos alertas é da cor laranja, o que indica “perigo” por causa de chuvas intensas. Ele se estende pelo sul do Rio de Janeiro, pelo centro de Minas Gerais e por boa parte das seguintes unidades da Federação: Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Distrito Federal.
O aviso teve início na manhã desta sexta-feira e segue até as 10h deste sábado, 3. A chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia mais: “Chuva provoca uma morte e estragos em Santa Catarina”
Os outros quatro alertas são da cor amarela, o que indica “perigo potencial”. Três alertas são de chuvas intensas, com precipitação de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.
Os avisos atingem as seguintes regiões: oeste e norte do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, oeste da Bahia, leste do Tocantins, Piauí, sul do Maranhão, norte do Pará e Amapá.
Alerta de granizo no Sul
Há um outro alerta amarelo de tempestade que atinge os Estados de Santa Catarina e Paraná. Nas regiões atingidas, além da chuva de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, há a previsão de queda de granizo.
O Inmet orienta os moradores a evitarem ficar debaixo de árvores ou próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é recomendado desligar os aparelhos elétricos da tomada.
+ Leia mais notícias de Previsão do Tempo em Oeste
Os cidadãos podem obter mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).