O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja em decorrência das chuvas intensas. Ativo desde a manhã deste domingo, 26, o aviso vale para áreas do Centro-Oeste e do Norte do país.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Conforme o Inmet, o alerta laranja — situação que representa perigo — se dá por causa do acumulado de água previsto para determinada faixa do Brasil. O recado, de acordo com o instituto, seguirá ativo até as 10 horas desta segunda-feira, 27.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h)”, informa o Inmet, em comunicado. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Ou seja, há a possibilidade de o excesso de chuva provocar um novo apagão em parte do Brasil. Além disso, mais enchentes podem ocorrer.
De acordo com a meteorologia, o alerta laranja da vez para chuvas intensas abrange 12 regiões, que estão espalhadas por seis Estados: Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso:
- Ocidental do Tocantins;
- Nordeste mato-grossense;
- Baixo Amazonas;
- Sudoeste paraense;
- Norte goiano;
- Noroeste goiano;
- Centro amazonense;
- Sudeste paraense;
- Norte amazonense;
- Sul amazonense;
- Sul de Roraima; e
- Norte mato-grossense.
Instruções diante do alerta laranja de chuvas intensas
Diante de mais um alerta laranja por causa de chuvas intensas, o Inmet divulga três instruções à população que está nas áreas afetadas. Conforme o instituto, não se pode ficar embaixo de árvores.
O órgão também pede para não se estacionar carros nas proximidades de torres de transmissão de energia elétrica e de placas de publicidade. Por fim, orienta-se a desligar aparelhos elétricos — ou até mesmo todo o quadro de energia — diante dos momentos de chuva e rajadas de vento.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste