publicidade
Brasil

Integrante do PCC abriu 7 igrejas evangélicas com dinheiro do tráfico

Segundo o Ministério Público, Valdeci Alves dos Santos, o Colorido, lavou R$ 23 milhões para comprar imóveis, fazendas e rebanhos

Integrante PCC Igrejas Evangélicas
A polícia apreendeu armas na Operação Plata | Foto: Divulgação/MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) acusa um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) de lavar R$ 23 milhões do tráfico de drogas para abrir igrejas evangélicas e comprar imóveis, fazendas e rebanhos.

De acordo com o MP-RN, Valdeci Alves dos Santos, o Colorido; o irmão, Geraldo dos Santos Filho; e a mulher de Geraldo abriram pelo menos sete igrejas na capital potiguar e em São Paulo.

Receba nossas atualizações

O Ministério Público deflagrou a Operação Plata, na terça-feira 14, com o intuito de apurar a lavagem de dinheiro da facção criminosa. A polícia cumpriu sete mandados de prisão e 43 de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Paraíba e Distrito Federal. Como resultado, os agentes apreenderam armas, celulares e outros objetos eletrônicos.

O esquema

As investigações começaram em 2019. Conforme o MP-RN, o esquema teve início há mais de duas décadas. Colorido, o líder, está preso na Penitenciária Federal de Brasília.

A Promotoria de Justiça considera Geraldo, o Pastor Júnior, como o braço direito de Colorido. Ele foi preso em 2019, em São Paulo, sob a acusação de uso de documento falso.

Os irmãos são acusados de ocultar e dissimular os recursos do tráfico de drogas por meio de “laranjas”. De acordo com o MP-RN, os criminosos compravam os bens em nome dos irmãos, filhos, cunhados e sobrinhos de Geraldo e Colorido.

O Ministério Público determinou a apreensão do passaporte de um dos filhos de Colorido. Além disso, oito acusados de participação no esquema serão monitorados através de uma tornozeleira eletrônica. O MP-RN investiga, no total, 24 pessoas.

Relacionadas

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade