O inverno começa às 17h51 desta quinta-feira, 20, mas os cariocas por enquanto não vão sentir as baixas temperaturas da estação mais fria do ano. No Rio de Janeiro, os próximos dias prometem ser de calor, efeito do veranico que deve durar até a próxima segunda-feira, 24.
Na próxima semana, a frente fria tentará furar o bloqueio atmosférico que tem mantido o calor no Estado fluminense. A tendência, no entanto, é que seja desviada para o oceano ou tenha pouca influência.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“A massa de ar quente e seca que atua no centro do país tem causado essa situação de bloqueio”, afirmou a meteorologista Hana Silveira ao jornal O Globo. “Nesse período, a frente fria começa a ser mais frequente e pode provocar queda nas temperaturas, mas tem encontrado muita dificuldade de avançar. Ela passa pelo Sul do país, onde chove bastante. À medida que se aproxima do Rio, se desvia para o mar.”
Inverno apenas em julho
O Rio de Janeiro vai experimentar a queda de temperatura somente a partir de julho. “Até amanhã, uma frente fria muito fraca tenta avançar para o Rio, mas não provoca mudanças”, disse Hana Silveira. “Só na terça-feira 26, uma nova frente fria consegue quebrar esse bloqueio e vai fazer a temperatura ficar abaixo dos 30 graus. Mas passa muito rápido. Também pode chover.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte do Sudeste.
Entretanto, não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média, por causa da entrada de massas de ar frio. Por esse motivo, alguns pontos mais altos da região poderão ter geadas.