Jornal Nacional perde ibope

Audiência se aproxima de recorde negativo histórico
-Publicidade-
<i>Jornal Nacional</i>: queda na audiência
Jornal Nacional: queda na audiência | Foto: Reprodução/Rede Globo

O Jornal Nacional (JN), o telejornal mais visto na televisão brasileira, tem sofrido com a queda de audiência e está próximo de bater o recorde negativo histórico, registrado em 2015. É o que afirma uma reportagem do site Notícias da TV.

Em 2015, o JN enfrentou a novela Os Dez Mandamentos, um fenômeno da Record. A média anual do telejornal foi de 24,7 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), que traz os índices das 15 principais regiões metropolitanas do país. O programa também terminou o ano com menos de 40% dos televisores sintonizados no mercado nacional, pela primeira vez na história — o share foi de 39,7%.

Este ano, quando a novela Amor de Mãe (inédita) foi substituída pela reprise de Império, no começo de abril, a Globo teve seu horário nobre “enfraquecido”. Até 22 de junho, o JN havia acumulado média anual de 25,5 pontos (só não ficou abaixo do índice de 2015) e detinha o pior share de todos os tempos: 38,7%. Segundo a reportagem, o desempenho do telejornal costuma ser impulsionado pelo sucesso da novela das 9.

-Publicidade-

De acordo com o site, a liderança do Jornal Nacional ainda não foi ameaçada nas principais capitais, mesmo que parte do público tenha migrado para a novela inédita Gênesis, da Record, deixando de assistir à novela das 9 da Globo. Os índices do folhetim são insuficientes para ameaçar o JN.

Leia também: “Cultura perde 244 mil postos de trabalho em um ano, diz estudo”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

24 comentários

  1. Vamos aos fatos.
    Não se trata mais do concorrente ou da novela os 10 Mandamentos como em 2.015 noticiam.
    Hoje o que sobra prá globolixo são tvs ligadas em ambientes públicos, cerca de 15% do que resta de audiência. E só vai diminuindo pois o nosso trabalho é sistemático para que os responsáveis não sintonizem nessa emissora principalmente, tão pouco na CNN ou Band.
    Cansamos de tanto impatriotismo. Estão dentro da mesma aeronave e torcem para uma pane!!! O que esses crápulas podem acrescentar em nossas vidas?
    Trata-se da LEI DO RETORNO.
    Seja em hospitais, clínicas, restaurantes self-service, etc., qdo pedimos é de imediato que se desculpam, com parecer sincero de que passarão ao controle da não sintonização.

      1. É impressionante como um telejornal totalmente viciado permanece na liderança por tanto tempo. Mesmo na época da manipulação do último debate entre Collor x Lula o JN ou a Rede Globo, ao invés de ter a sua concessão pública cassada permaneceu no ar e simplesmente graças à audiência de uma população apática e sem senso crítico mantém-se na liderança.

  2. Há mais de ano não assisto a esse amontoado de notícias, que só visa destruir o presidente eleito democraticamente. Que feche as portas logo, logo.

    1. Hoje em um Hospital particular questionei o porquê da TV estar ligada na Globo ? A atendente respondeu que era ” padrão “.
      Respondi que esse padrão logo , logo acabaria .

  3. Informo a Raquel (mesmo nome da minha sobrinha) que a pesquisa não chega ao grande sertão. Aqui, nas canhadas e coxilhas do Sul, pelo menos, a queda do JN é muito maior. E um fator que também deve ser analisado e pesado é de que muita gente se atualiza nas noticias pela internet com a leitura de revistas e jornais disponíveis. Antes da novela Gênisis (tenho minhas condições para assistir a tv da Universal) assistíamos outros programas no History, Discovery e o Mundo Visto de Cima, ou o Brasil Visto de Cima e nos finais de semana séries da Netflix. Quando não tinha pandemia aos fins de semana fazíamos rodadas de jogos com baralho com casais amigos animados com vinho. O JN – é provado – é o maior inimigo dos eleitores de bem. O Bolsonaro pode ficar tranquilo com o Lula que será um fiasco na próxima eleição. Os maiores adversário dele são a imprensa mafiosa e vingativa, o STF, o Congresso Nacional e os discípulos de Lúcifer.

  4. Ninguém aguenta o noticiário parcial da Globo. É nítido sua polarização. Ninguém aguenta as caras de coveiros, desejando desgraças daquela Renata e daquele Wiliam. Eles são nogentos. É um jornal com emoção. Tudo errado.

  5. Obvio, é nojento assistir, só falam mau do Bolsonaro o tempo todo, eles dormem e acordam com o nome do Presidente na boca, não conseguem falar de uma obra feita pelo governo e sabemos que são muitas com o ministro Tarcisio!!! imparciais, querem nos manipular, perderam a boquinha das verbas publicas de publicidade e ainda terão que pagar os impostos atrasados agora na renovação da concessão em 2022, o Desespero é nitido.

  6. Assistir ao Jornal Nacional é há muito tempo pedir para ser manipulado e mal informado, …. eu diria que se tornou um desserviço ao país, e só gente que sofre de imunização cognitiva assiste essa coisa chamada de jornal

  7. Vergonha. As pessoas passaram a ter vergonha de admitir que assistem o Jornal Nacional, a Globo News. “Você ainda assiste isso?!”. A pergunta se tornou extremamente frequente. E o interlocutor fica ruborizado e, então, se sai com uma desculpa: “Não. Não insisto, não. Estava na minha mãe. Sabe como são os idosos… Eles ainda acreditam no Bonner…”. Vergonha. O JN se transformou em símbolo de vergonha.

  8. Vergonha. As pessoas passaram a ter vergonha de admitir que assistem Jornal Nacional, Globo News. “Você ainda assiste isso?!”. A pergunta se tornou extremamente frequente. E o interlocutor fica ruborizado e, então, se sai com uma desculpa: “Não. Não assisto, não. Estava na minha mãe. Sabe como são os idosos… Eles ainda acreditam no Bonner…”. Vergonha. Ser espectador da Imprensa Velha Moribunda é ser um coitado manipulado. Ou seja: todos têm vergonha de ser.

  9. E o problema é que a Imprensa Velha Moribunda (Globo, Veja, Estadão, Folha, IstoÉ, CNN e congêneres) desce a ladeira, sem ter meios de se reinventar. O que eles tinham para apresentar está posto. Não tem nada de novo que possa ser feito. Por seu turno, a internet, em que pese a Ditadura das Big Techs, lança gente nova e boa – olha o Delegado Da cunha aí – em podcast, lives, canais no You Tube e por aí vai. A Imprensa Velha Moribunda está arruinada. E, para nossa sorte, está perdendo patrocínio. Novos tempos. Finalmente.

  10. O que está acontecendo agora e parece que não percebem, o problema não é audiência é credibilidade. Estão conspirando tando, criando narrativas que não se sustentam, mentindo, destilando ódio contra o Presidente, torcendo contra o sucesso do país, criminalizando o tratamento precoce que é amplamente usado e com sucesso na população. Eles estão se suicidando pela soberba, querem impor uma narrativa, logo desmentida pelos fatos e vão dando razão ao ditado já consolidado na população de GLOBO LIXO E GLOBO NÃO PRESTA.

    1. Quando membros de uma emissora de TV, não conseguem mais andar no meio da população, tem alguma coisa errada. É uma pena que assim como o STF, os empregados das Organizações Globo, por ideologia resolveram destruí-la, com a conivência dos donos, que a distancia me parecem fracos e idiotas.

  11. Eu ainda assisto alguma coisa da programação da Globo, particularmente os filmes. Já a produção própria, é intragável. Principalmente a produção jornalística. O JN já foi um vício nacional. Ou talvez uma obrigação da cidadania. Era a principal fonte de informação da sociedade brasileira. Isso passou. Tornou-se apenas mais um instrumento sórdido da guerra cultural, política e ideológica. Perdeu o respeito pela audiência, assim como todo o restante da produção própria. A diferença é gritante, para quem tem oportunidade de comparar com SBT, Record, e até mesmo com a Band. A Globo, por exemplo, abraçou a causa LGBTetc. e esqueceu que é uma causa de minoria. Uma minoria barulhenta, de fato. A maioria foi esquecida e se sentiu desrespeitada. O resultado não poderia ser outro.

  12. Não é muito difícil de explicar: a globovid é a líder em notícias negativas (globobituário) e cada vez mais está jogando contra o Brasil, família etc.etc.etc. ultimamente não faz nada para melhorar o clima. Quanto pior melhor ? será que perderam a boquinha ???

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site