publicidade
Brasil

Justiça do Rio decreta prisão preventiva de ex-CEO da Hurb

O empresário João Ricardo Rangel Mendes enfrenta problemas com a Justiça desde o ano passado, quando foi flagrado furtando obras de arte

Gravações feitas pelo ex-funcionário mostram João Ricardo, o CEO da Hurb, chamando o antigo colaborador de 'mau caráter' | Foto: Reprodução/Instagram
A decisão do juiz André Felipe Veras de Oliveira, da 32ª Vara Criminal, é uma resposta a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O empresário João Ricardo Rangel Mendes, ex-CEO da agência de viagens Hurb, teve uma nova ordem de prisão decretada pela Justiça do Rio de Janeiro depois de ser flagrado usando documento falso em Jericoacoara, no Ceará.

A decisão do juiz André Felipe Veras de Oliveira, da 32ª Vara Criminal, é uma resposta a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), que considerou a conduta um descumprimento das medidas cautelares impostas a Mendes desde sua liberdade provisória, em agosto de 2025.

Receba nossas atualizações

Funcionários e seguranças abordaram Mendes no Aeroporto Regional de Jericoacoara, na noite de segunda-feira 5, quando ele tentava embarcar para Guarulhos, em São Paulo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Durante a checagem, ficou comprovado que o documento apresentado era falso e a tornozeleira eletrônica que ele usava estava descarregada.

A polícia autuou Mendes por uso de documento falso e o encaminhou à Delegacia Regional de Acaraú.

Na audiência de custódia realizada na terça-feira 6, ele obteve liberdade provisória depois de um acordo com o Ministério Público, que, segundo a defesa, priorizou “o restabelecimento de sua saúde plena, com acompanhamento médico”.

Leia também: “A Era da Ladroagem”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 303 da Revista Oeste

O juiz destacou que a concessão da liberdade, mesmo com restrições, não pode ser aproveitada como oportunidade para novos delitos.

“O deferimento de sua liberdade, ainda que com a imposição de medidas cautelares alternativas à prisão, não pode servir jamais como oportunidade para que ele pratique novos crimes; no caso, o de uso de documento falso”, afirmou o magistrado no despacho obtido pelo portal g1. “Tornou-se evidente, portanto, que a manutenção da liberdade do acusado gera risco concreto à ordem pública, fato que justifica o seu retorno ao cárcere”.

Leia mais:

O que diz a defesa

A defesa, representada pelo advogado Vicente Donnici, afirmou que Mendes não descumpriu as medidas cautelares, pois não permaneceu mais de 30 dias fora do Rio de Janeiro sem aviso, como exigia a Justiça.

Segundo o advogado, ele viajou ao Ceará em 29 de dezembro e ninguém comprovou que ele tenha desligado a tornozeleira eletrônica; caso a tenha desligado, não foi intencional.

Histórico de acusações contra o ex-CEO da Hurb

As medidas cautelares contra João Ricardo surgiram depois de a Polícia Civil prendê-lo em flagrante no início de 2025, por furto de obras de arte em um hotel de luxo e em um escritório de arquitetura na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, onde os agentes o encontraram em uma cobertura.

Em maio de 2025, o Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou João Ricardo por furto qualificado e adulteração de identificação veicular, reiterando o pedido para manter sua prisão.

Ele chegou a cumprir prisão preventiva, mas posteriormente teve a pena convertida em medidas cautelares, incluindo o monitoramento eletrônico e a obrigatoriedade de relatórios médicos mensais.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade