A Justiça de Santa Catarina determinou nesta quinta-feira, 16, que o jornal Folha de S.Paulo terá cinco dias para publicar o direito de resposta do empresário Luciano Hang. O veículo republicou uma reportagem do portal Uol segundo a qual a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria produzido um relatório sobre o dono das Lojas Havan. O conteúdo da papelada supostamente questionava a origem da fortuna de Hang. Contudo, a Abin desmentiu a informação e a existência das planilhas.
Em 9 de setembro deste ano, cumprindo a determinação da Justiça, o Uol foi obrigado a divulgar a retratação que esclarecia o conteúdo da matéria jornalística. Por reproduzir o conteúdo falso, a mesma decisão se aplicou à Folha, sob pena de multa de R$ 10 mil reais por dia, em caso de descumprimento. Aos tribunais, a defesa de Hang axenou consultas formais feitas à Abin e também o relatório apresentado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
O GSI apontou diversas inconsistências no documento utilizado pelo Uol.
Leia também: “A cegueira da imprensa agora tem método”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 77 da Revista Oeste
UOL, FOLHA de São Paulo et caterva… A quem interessa, a quem servem e o que essas mídias fazem? Perdem a credibilidade dos leitores. Perdem assinantes atentos. O lugar delas e de seus noticiadores, editores, redatores, comunicadores é o limbo do lixo.
Já foi um grande jornal. Hoje não passa de um jornaleco mentiroso dirigido a leitores ingênuos.
Fui assinante do estadão por muito tempo, da folha por algum tempo, do globo, do antagonista, da veja, desmonetizei todos, só fico com a Revista Oeste pois ela nos respeita.
FOLHA ,DATA FOLHA, UOL , esta ai um grupinho desacreditado .
FOLHA e ESTADÃO, verdadeira IMPRENSA MARRON. Vamos lá revista oeste e gazeta do povo substituir essa decadente e falida imprensa, informando os fatos aos povo brasileiro.
Uma vergonha atrás da outra, e tem gente que acredita nisso.
Notícia mentirosa e uol são praticamente sinônimos.