O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu processo administrativo disciplinar movido pela Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) contra o juiz Eduardo Appio. A decisão foi tornada pública na manhã desta terça-feira, 19.
+ Leia as últimas notícias sobre Justiça no site da Revista Oeste
No mesmo parecer, Toffoli anulou a decisão do TRF-4 que havia tornado Appio suspeito em processos relacionados à Operação Lava Jato. De acordo com o ministro do STF, a decisão contra Appio foi tomada “ilegalmente”.
“Constata-se que o relator da exceção de suspeição descumpriu frontal, consciente e voluntariamente reiteradas decisões desta Suprema Corte”, afirma Toffoli, segundo o site g1, em trecho de sua decisão favorável a Appio — e contra pareceres do TRF-4.
Leia mais:
Ainda de acordo com a decisão de Toffoli, o TRF-4 fica impedido de mover novos processos contra Appio. A partir de agora, casos contra o juiz federal serão avaliados somente pelo STF e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Appio na Lava Jato: afastamento, suspeição e processo antes de decisão do STF
O juiz federal Eduardo Appio assumiu a 13ª Vara de Curitiba, responsável por processos da Lava Jato, em fevereiro. Desde então, o nome dele se envolveu em polêmicas. Em maio, por exemplo, o magistrado admitiu que usava “Lul2022” como senha para acesso à plataforma do Poder Judiciário.
Em maio, o TRF-4 afastou Appio de suas atribuições. Conforme o tribunal, o juiz teria ameaçado, durante ligação telefônica, o filho do desembargador Marcelo Malucelli. Apesar de Appio negar a acusação, o CNJ manteve o seu afastamento, em decisão de julho.
Dias depois do parecer por parte do CNJ, o TRF-4 confirmou a abertura de processo administrativo disciplinar contra Appio. Agora, graças à decisão de um ministro do STF, a ação contra o juiz está suspensa.
Conforme registrou Oeste, com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral, Appio consta na lista de doadores de campanhas políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele doou R$ 30 em 2018 e R$ 13 durante a disputa eleitoral do ano passado.
Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem de Augusto Nunes e Cristyan Costa publicada na Edição 182 da Revista Oeste
Será possivel que esses ministros do stf estão sempre certos ? o pior que eles só tomam decisões pra irritar os Brasileiros.
A “cumpanherada” perdeu o senso de ridículo. Estão afrontando os brasileiros de bem, escancaradamente.
Esperar o que do AMIGO DO AMIGO DO MEU PAI!!!!
tofoli é incorrigível. Produz excrecências como respira. E tomou gosto pelo arbitrio. obgdo, pacheco.
Uma máfia.
STF lixo do lixo . O que esperar de um petista ? Apoiar outro do mesmo nível. Judiciário podre temos uma quadrilha de toga.
O que está acontecendo com nosso país!
A canalhice tomou conta de todos os setores do poder.
Vade retro…..
LIXO SUPREMO: rabo preso!
Os bandidos são como baratas quando faz muito calor, ficam totalmente assanhados e esvoaçantes.
Os ministros do STF, parciais , não escondem nem disfarçam, são descarados e atrevidos sem ninguém a lhes a temer, nem ao fraco senado, na série de abusos que praticam em todas as decisões.
Que vergonha este STF e a coisa pior de se lamentar é que praticamente todos os integrantes de tão importante côrte são ativistas políticos e não magistrados de TOTAL imparcialidade.
Cadê o senado meu Deus do céu para parar com toda esta falta de respeito às nossas leis e pior à nossa lei maior, que estão lá justamente para resguardá-la e o que vemos, uma cacetada atrás de outra vindo de lá.
Que vergonha também este senado de cócoras assistindo a tudo e já um bom tempo e NADA faz.
Aí meus amigos, vão avançando cada vez mais, sentindo a fragilidade dos outros poderes.
Que coisa triste.
Toffoli jamais poderia ter sido indicado para ministro , e ele julga conforme sua convencida e não a lei . São 11 interpretações diferentes .. absurdo
O STF está como o PT. Onde ele se intromete estraga TUDO.
O curioso é um Juiz Federal depender de um advogado indicado para o STF por quem lhe dava ordens e pior, que ficou reprovado em dois concursos para juiz estadual. Tudo isso por causa de uma ideologia nefasta.
São comparsas do crime.
Está na vez do mentecapto avacalhar o Brasil. Uma hora esses urubus serão abatidos.o cercadinho não dura para sempre
STF é a mesma coisa que o lobo cuidando do galinheiro