Entre a noite deste domingo, 15, e a madrugada de segunda-feira, espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. O evento também é conhecido como “Lua de Sangue”.
Isso quer dizer que o Sol, a Terra e a Lua vão se alinhar e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá ser visto também em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.
Os melhores horários para visualizar o fenômeno do Brasil será entre 0h29 (horário de Brasília) e 1h53. Quando o evento chegar em sua totalidade (perto da 1h11), e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural. Por isso também é chamado de “Lua de Sangue”.
No vídeo abaixo, de um eclipse anterior, dá para ver o processo.
"Super Blood Moon Eclipse" 🩸🌙
As album titles go, it doesn't get much more metal than that, but we're talking about a total lunar eclipse, visible in the western US on May 26.
What makes it so super & "bloody"? 👉 https://t.co/rtfRifAFwL (with @NASAMoon & @NASASolarSystem) pic.twitter.com/hFVUyGeopi
— NASA Goddard (@NASAGoddard) May 24, 2021
Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência informou que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. “É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explicou a Nasa.