O palco escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fazer o primeiro pronunciamento após a anulação de suas condenações pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 10, foi o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) — o mesmo do dia 7 de abril de 2018, quando o petista se entregou à Polícia Federal para iniciar o cumprimento de sua pena de prisão.
Leia mais: “Lula cobra vacina, ataca Bolsonaro e diz que foi alvo de ‘mentira jurídica'”
Três anos depois, o circo populista montado por Lula contou mais uma vez com lideranças do PT, como o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, sindicalistas, simpatizantes e militantes em geral. No discurso, além da narrativa de que seria um perseguido político que foi preso injustamente, Lula atacou o presidente Jair Bolsonaro, chamou o ex-juiz Sergio Moro de “o maior mentiroso da história” e acusou os procuradores da Lava Jato de formar uma “quadrilha”.
Leia também: “Lula chama Lava Jato de ‘quadrilha’ e diz que Moro é ‘maior mentiroso da história do Brasil'”
Ele também carregou nas tintas populistas ao tratar de assuntos como o preço dos alimentos e do gás de cozinha. “Esse povo não está precisando de arma. Está precisando de emprego, de carteira profissional, de salário, de livro, de educação. O Estado precisa estar presente na periferia deste país. O Estado tem que estar lá com educação, cultura, saúde, assistência social. As pessoas querem trabalhar, comer, ter lazer”, afirmou.
“Como eu ficava feliz quando via o trabalhador mostrar uma picanha e falava: ‘Eu vou comer picanha e tomar uma cerveja’. A alegria de ver o pequeno produtor deste país produzir e saber que tinha garantia de preço. Que o produto dele não ficaria no porão da casa dele ou estragando no sol e na chuva.”
Lula prosseguiu: “Como pode o gás de cozinha estar a R$ 105? A cebola aumentando 60%, o tomate aumentando não sei quanto… A luz elétrica aumentando tanto, a gasolina… Não é possível permitir que o preço do combustível brasileiro tenha de seguir o preço internacional se nós não somos importadores de petróleo. O Brasil é exportador”.
“Chibatadas”
Durante o pronunciamento, Lula tentou vestir o figurino de vítima de abusos judiciais e da “maior mentira jurídica contada em 500 anos de história”. Mas fez questão de dizer que, diante do sofrimento vivido hoje pela população brasileira, as dificuldades recentes que enfrentou são menores. “Se tem um brasileiro que tem razão de ter muitas e profundas mágoas, sou eu. Mas não tenho. Porque o sofrimento que o povo brasileiro está passando, que as pessoas pobres estão passando neste país, é infinitamente maior do que qualquer crime que cometeram contra mim”, afirmou.
“Se tem um cidadão que tem razão de estar magoado com as chibatadas, sou eu. Não estou. As pessoas pensam que, depois de dar chibatada, jogam um pouco de sal e pimenta e a pessoa vai se curar ao longo do tempo, não importam as cicatrizes que fiquem nas pessoas.”
Lula ainda pegou carona no drama de milhares de famílias brasileiras para continuar sua propaganda política no palanque do sindicato. “A dor que eu sinto não é nada diante da dor que sofrem milhões e milhões de pessoas. É muito menor que a dor que sofrem quase 270 mil pessoas, que viram seus entes queridos morrerem [por causa da covid-19].”
Em uma das inúmeras referências a si mesmo, o ex-presidiário disse que representa “o resultado da consciência política da classe trabalhadora brasileira”. Seja lá o que isso signifique, o Lula de 10 de março de 2021 é o mesmo Lula de 7 de abril de 2018 — o Lula populista de sempre, aquele que só pensa na próxima eleição e nunca sai do palanque.
Onde estão os “checadores de fatos e notícias”? Um ladrão condenado em três instâncias diferentes após criteriosa análise de provas não conta apenas com a benevolência dos ministros petistas do stf. O corrupto condenado conta tbm com a benevolência ainda maior de grande parte da mídia que tem medo de tachá-lo do que ele realmente é: ladrão, corrupto, safado, mentiroso disseminador de ódio e de fake news. Destruidor de reputações e de uma nação inteira!
Aproveitando o discurso do cafajeste, mil vezes sofrer aquilo que ele vê (sim, o papagaio consegue ver; só não se sabe quem o ensinou a falar) a ter os socialistas no poder. Ele ainda tem um delírio: ampliar o poder do estado, controlando mais ainda a livre iniciativa. Ninguém mais vai trabalhar se não se sujeitar à chantagem, à corrupção E AO PT. Ex presidente, charlatão antes, charlatão agora.
O duro é que neste circo os palhaços são as pessoas honestas deste país.
Esse verme ainda está vivo. O mesmo discurso para o gado que ainda continua ruminando o seu capim. Compre um jazigo logo seu parasita lumbricoides.
Os nordestinos estão aguardando essa bosta vir falar sobre a transposição das águas do Rio São Francisco, Ferrovia Norte Sul, Refinaria do Ceará. Esse verme roubou todo dinheiro dessas obras. Se vier vai levar muito ovo podre na cara.
Esse bêbado mentiroso, corrupto, acha que pode enganar o povo brasileiro. Essa bosta nunca deveria ter saído da cadeia
Isso não é ataque às instituições, chamando procuradores da Lava Jato de quadrilha? Não é ato antidemocrático para ser punido pela corte suprema?
Estão felizes como pinto no lixo.
Não tem jeito, não muda nunca! o enganador de sempre! Pior que os burros, seus seguidores, também não mudaram.
Fazer comício populista pra plateia adestrada é muito fácil! Quero ver é esse ladrão botar a cara na rua e pedir voto no tete-a-tete, olhando nos olhos do cidadão de bem! Um verdadeiro canalha! O rato não deixa de ser rato pelo fato da ratoeira ter falhado, pois ele continuará sendo rato do mesmo jeito! #LulaNaCadeia #STFOrganizacaoCriminosa
Não dêem espaço para esse asco de indivíduo. Deixem que ele fique no ostracismo. Não façam matérias sobre ele. É exatamente o que ele deseja. Esse morto vivo tem de entender que é odiado pelas pessoas honestas e decentes desse país. Essa fala melodramática só convence aos puxa- sacos e interesseiros.
País sem Judiciário, é como um Planeta sem oxigênio.
Tirem esse imundo da pauta, pelo amor de Deus! Eu vomito.
Que venha a Minas Gerais com Aécio Neves, Dilma, FHC, Fernando Pilantrel e seja recebido pelo Prefeito.
Comece por MG seu idiota!!! E não tem mais avião da Cemig pago com o nosso dinheiro. O Zema acabou com a farra por aquí. Pelo menos.
conversa de pilantra
Parabéns ao Carmen Miranda, abriu a caixa de Pandora!! Agora, vamos ter que aguentar as maldades desse pilantra!!!
Asco…
Esse ladrão vai ser apedrejado.