Agentes da patrulha de fronteira dos EUA prenderam, na madrugada de terça-feira 26, cerca de 224 pessoas que tentavam entrar ilegalmente no país, em San Diego, na Califórnia. Dentre os detidos, 183 eram brasileiros, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.
Os imigrantes, divididos em dois grupos, tentaram entrar nos EUA por meio de um tubo de drenagem na fronteira com o México. Eles também contaram com a ajuda de contrabandistas, que teriam cortado as barras com um maçarico para facilitar a travessia.
O primeiro grupo detido era composto de 123 imigrantes, que tentaram entrar ilegalmente no dia 23 de julho. Até o momento, esta foi a maior detenção do ano em San Diego. Já o segundo incidente, que ocorreu em 26 de julho, chegou a prender 101 pessoas.
“Estou orgulhoso do esforço que nossos agentes fazem diariamente para continuar protegendo a fronteira, especialmente considerando que os encontros na fronteira aumentaram nos últimos dois anos”, afirmou Aaron Heitke, agente-chefe do setor de patrulha de San Diego.
No final da operação, os agentes identificaram cerca de 167 imigrantes adultos sozinhos, enquanto 57 estavam acompanhados de familiares. Além disso, a patrulha divulgou a lista dos 13 países que mais tiveram imigrantes presos na operação.
- Brasil – 183
- Romênia – 8
- Colômbia – 8
- Serra Leoa – 4
- Peru – 4
- Nepal – 4
- Cuba – 3
- Nicarágua – 2
- Nigéria – 2
- México – 2
- Haiti – 2
- Gâmbia – 1
- Índia – 1