De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas intensas devem atingir boa parte do Brasil a partir desta quarta-feira, 22. E há um alerta sobre a formação de um ciclone extratropical durante esta noite na costa do Estado de Santa Catarina.
Depois do intenso calor que atingiu grande parte do Brasil nos últimos dia, o país deve enfrentar uma mudança no clima depois da passagem de uma frente fria. Ainda segundo o Inmet, 15 capitais brasileiras têm previsão de chuva com níveis moderado e forte.
Quais capitais brasileiras vão enfrentar tempestades
A lista abaixo mostra em quais capitais há previsão de chuva:
- Porto Alegre
- Florianópolis
- Curitiba
- São Paulo
- Goiânia
- Brasília
- Campo Grande
- Cuiabá
- Palmas
- Manaus
- Porto Velho
- Rio Branco
- Manaus
- Boa Vista
- Teresina
‘Alerta total’ na Região Sul
O Inmet emitiu um alerta de “perigo” para a Região Sul do Brasil. Isso porque na Região os ventos das tempestades podem variar de 60 km/h a 100 km/h — o que inclui queda de granizo. Também são esperados cortes do fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos.
Quantidade de mortos
O Rio Grande do Sul está em estado de “alerta máximo” para temporais no decorrer desta quarta. Isso porque há uma passagem de frente fria pelo Estado. Os fortes temporais que atingiram a Região provocaram a morte de, pelo menos, oito pessoas, sendo cinco no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina.
As previsões indicam também que Paraná e Santa Catarina devem alternar períodos de sol com precipitações com raios, principalmente à tarde e à noite. Um novo ciclone extratropical está previsto para atingir a costa de Santa Catarina.
Sudeste: chuva e sol
O portal Climatempo informou que o ar úmido e quente permanece sobre a Região Sudeste, o que favorece o aumento das nuvens carregadas em parte dos Estados da Região. Na Grande Belo Horizonte, o sol deve prevalecer, bem como no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerias. No centro-norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo ensolarado também tem predomínio.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
Já o Estado de São Paulo, bem como áreas isoladas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, deve intercalar momentos de sol com pancadas de chuva — com raios.
Centro-Oeste: chuvas moderadas e fortes
Já para o Centro-Oeste, a previsão indica sol forte durante a maior parte do dia, porém, nebulosidade e chuvas estão previstas para o fim da tarde e início da noite. A intensidade das chuvas deve ficar entre moderada e forte. E no Distrito Federal, bem como em boa parte do Estado de Goiás, as chuvas podem ocorrer a qualquer momento — com tendências de ser intensas.
Norte e Nordeste
O sol e o tempo seco devem predominar sobre a maior parte do Nordeste. Já áreas isoladas da região podem ter sol e chuva. Em Teresina, capital do Piauí, há grandes chances de chuvas moderadas ou fortes durante o dia. Já a Região Norte tem risco de precipitações em todos os Estados.