Um documentário do Fantástico, da TV Globo, revelou uma fraude no sistema de educação do Maranhão que pode ter gerado um rombo de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos do Estado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Diversas prefeituras matriculavam alunos-fantasmas no sistema Educação de Jovens e Adultos (EJA), alguns vivos e outros já mortos. Fiscais do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) descobriram falsificações sobre alunos matriculados em tempo integral.
“Infelizmente nós podemos estar diante de uma fraude bilionária”, disse o presidente do TCE-MA, Marcelo Tavares. “Deveriam ser investidos na educação no nosso Estado.”
Leia também: “Trabalhadores encontram mais de 40 esqueletos em obra de construção de prédio no Maranhão”
O presidente do órgão disse que os recursos perdidos poderiam “melhorar de forma extremamente exitosa a educação” do Maranhão. “Já visitamos mais de 115 municípios este ano, e o que nós temos encontrado é extremamente preocupante.”
Segundo Tavares, o TCE-MA “encontrou indícios de fraudes graves em números superfaturados de alunos tanto em ensino de tempo integral como no EJA”.
Contas das prefeituras de Maranhão devem passar por auditoria
Depois de terem suas contas fiscalizadas e auditadas pelo TCE, as prefeituras irão a um julgamento que pode levar à reprovação das contas, multa, devolução de dinheiro aos cofres públicos e inelegibilidade dos prefeitos.
“Nós estamos falando de pessoas que não terão como repor aqueles anos perdidos num estado que já é pobre”, afirma o presidente do TCE-MA.
Tavares questionou como a população vai ter acesso a “um emprego de melhor qualificação, de melhor remuneração” se elas não têm “acesso à educação”.
“É algo assustador, desumano quando se desviam recursos da educação em qualquer lugar do Brasil, e principalmente no nosso Estado.”
Leia também: “Depois do 8 de janeiro”, artigo de Cristyan Costa publicado na edição 198 da Revista Oeste
Esse é o estado saqueado a anos pela famíglia dos sarneys e tendo continuidade desta prática pelo troglodita e hoje ministro do stf, flávio dinossauro.
Esse é o país que a quadrilha petista tanto sonha e que o luladrão vem trabalhando para atingir a sua meta.
..mas o premio num foi vitalicidade ao cidadão……..pobre maranhão.
É o estado do cara que pagava os melhores salários a professores do Brasil?
O hipopotamo justiceiro identificara o culpado, o processara, o julgara e por fim vai recuperar o dinheiro roubado e devolvera ao estado para o qual contribuiu para ser uma das regioes mais miseraveis do planeta.
Mais uma vez, tudo de ruim acontece com o Maranhão.
De senadores, de ministros criadores de cavalos que viajam de aviãi da FAB e agora, a roubos monumentais na Educação.
Que cloaca.