O terrorista Carlos Marighella pode ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria. Na terça-feira 30, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados (CCC) aprovou o projeto de lei (PL) com a proposta.
Todavia, para ser executado, o texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, ele deve ser ratificado pelas comissões do Senado, bem como pelo presidente da República. Caso uma dessas instâncias o rejeite, o PL que pretende incluir o nome de Carlos Marighela no Livro dos Heróis da Pátria entrará em discussão no plenário do Congresso. Apenas após todo esse trâmite, a homenagem oficial poderia ser feita.
A deputada Alice Portugal (PCdoB-RJ) preside a CCC, e o parlamentar Airton Faleiro (PT-PA) ocupa a vice-presidência. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) relatou o PL no órgão. Todos são parlamentares de esquerda, assim como o terrorista.
“A proposição, ora sob análise desta Comissão de Cultura, pretende incluir no Livro dos Heróis da Pátria o nome de Carlos Marighella”, escreveu a relatora. “Consideramos a homenagem mais do que justa, uma vez que são inquestionáveis a dedicação e o heroísmo com que Marighella travou a luta pela liberdade.”
Entretanto, em seu Minimanual do Guerrilheiro Urbano, publicado em 1969, o ativista expõe uma faceta diferente da versão defendida por Jandira. O fã do ditador soviético Josef Stalin celebrava “a beleza que há em matar com naturalidade”. Na publicação, ele se orgulhava de afirmar que “ser ‘violento’ ou ‘terrorista’ é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada na luta contra a ditadura militar”. O compêndio ainda reserva um capítulo para ensinar ações como “assaltos, invasões, execuções, sequestros, terrorismo, sabotagem, guerra de nervos”.
Marighella no cinema
O diretor Wagner Moura lançou o filme Marighella: o Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, com uma visão similar à exposta pela parlamentar que quer colocá-lo no Livro dos Heróis da Pátria. Contudo, em sua Edição 86, a revista Oeste publicou uma reportagem mostrando a verdadeira história do terrorista.
MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO
Nenhum desses FDP que sacaneiam os pobres votaram a favor.
Cambadas de FDP
Esse fuleiro que não ajuda a melhor a vida de seus patrícios no estado mais pobre do Brasil o Pará (porque sempre foi governado por gente imunda e comunista), a fegalli, que não é motivo de orgulho para que mulheres! entrem na política, e esta Alice que deveria ir prá Portugal, e que tem de saber não mora num “país das maravilhas”, todos deveriam ter vergonha na cara.
João Figueiredo era vidente!!!
Acho que deveríamos sugerir alguns nomes do PCC, CV a Vossas Excelências, já que o homenageado ensina a pratica crimes e terrorismo de estado, pobre Brasil, pobre do povo brasileiro que escolhe tão mal seus representantes.
Não duvido, o brasileiro adora colocar bandido como herói !!!!!!
Morte aos esquerdopatas.
Legislar??? Esses deputados da esquerda estão mais para autores de ópera bufa.
Daqui uns dias o General Cândido Rondon será considerado genocida!
Com a palavra o nobre deputado Airton Faleiro e as nobres deputadas Jandira Feghali e Alice Portugal, o que fez de bom mesmo para o Brasil o terrorista Carlos Marighella para ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria?
O único verdadeiro herói da pátria que conheço é o contribuinte brasileiro que carrega nas costas esse bando de inuteis
O Apocalipse está muito próximo.
Não há outra hipótese para entender/aceitar uma proposta absurda dessas.
Esquizóides adimirando um psicopata assassino!
Esses deputados são engraçados e perigosos.
MORTE ao comunismo e aos comunistas. Bando de assassinos, ladroes, vagabundos, devassos e nojentos!!!
A extrema esquerda sabe que não engana mais ninguém com esse papo furado de que lutou e luta por liberdade.
Lutou e luta pelo que havia na falecida URSS e no outro lado do Muro de Berlim, pelo que há em Cuba e na China. E isso não é liberdade. Basta ver como se comportaram os parlamentares e governantes de esquerda durante a pandemia, momento em que os instintos tirânicos liberticidas emergiram com uma força jamais vista, no Brasil e no mundo.
O risco que temos para a nossa liberdade hoje, é decorrente de terem sido legalizadas essas organizações terroristas que passaram a usar a instituição democrática eleitoral para conquistar o poder e corroer as instituições. Alexandre Moraes, do STF, parece que entende disso.
Isso aí é canalhice de fãs de ditaduras genocidas!
Ditadores, terroristas e assassinos fascinam está gente.
Isso não é comissão, é um puteiro! E quem está no livro heróis da Pátria? Sena, Pelé, Neymar etc? Deem o meu exemplar para essas putas da ccc.
Para ser sincero, jamais ouvi falar desse livro. Então, para mim, é totalmente indiferente… Heróis da Pátria, pois sim.
Enquanto isso as reformas tão necessárias seguem paradas no Congresso…..
Canalhas homenageando um terrorista assassino e igualmente canalha.
Será que os coleguinhas da CCC vão conseguir tal provocação à democracia? Isso não é ato antidemocrático STF?
Esse tal de STF é composto por 9 coministas e um que ainda nao temos o raio x completo, nao é mesmo Kassio Nunes????