O médico anestesista Walter José Roberte Borges, de 50 anos, está internado em estado grave na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital em Pelotas, no Rio Grande do Sul, depois de sofrer um infarto.
Borges, que é natural de Linhares, Espírito Santo, estava na cidade para ajudar vítimas das enchentes quando passou mal.
Morador de Vila Velha, na Grande Vitória, Walter viajou ao Rio Grande do Sul com um grupo de médicos para suprir a demanda por profissionais de saúde causada pelas inundações no estado. No dia 20, durante uma cirurgia no Hospital Universitário de Pelotas, ele precisou sair e não retornou.
Médico está em estado vegetativo
Herik Assis, cunhado do médico, disse ao portal G1 que ele foi encontrado desacordado em um banheiro do hospital. Walter, que fuma, não tinha histórico de problemas de saúde.
Assis contou que Walter passou mais de oito minutos sem oxigenação. No hospital, foram diagnosticadas algumas lesões cerebrais que indicam estado vegetativo.
Desde o infarto, Borges está internado na UTI. A família tenta transferi-lo para o Espírito Santo para que ele possa ser tratado perto dos familiares.
Leia mais
A equipe médica gaúcha avaliou que a transferência não traria melhorias no estado de saúde de Walter, mas a família continua buscando o translado para que ele possa ser cuidado pelos parentes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A família disse ainda que buscou orientação junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Espírito Santo, mas ainda aguarda respostas sobre a possibilidade de transferência.
Outro médico do ES morreu recentemente num abrigo também.