O México vai voltar a exigir vistos para os brasileiros que desejarem entrar no país como visitantes. A informação foi publicada na quinta-feira 14, pela Comissão Nacional de Melhora Regulatória, órgão do governo mexicano.
A exigência do visto é para tentar frear o avanço de brasileiros que vão ao México para cruzar a fronteira e entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Entre outubro de 2020 e setembro deste ano, mais de 47 mil brasileiros foram detidos na fronteira entre os dois países, mais que o dobro do registrado em 2019, quando 18 mil tentaram fazer a travessia.
O documento ressalta que foi identificado um “aumento substancial” de brasileiros que ingressam no país, “com a finalidade distinta da permitida” como visitante temporário. Desde 2013, para entrar no México a turismo ou negócios, brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.
A exigência de visto começará a valer 15 dias depois da publicação que oficializa a nova norma, por enquanto, sem data definida. Também informa que o México avisou o governo brasileiro da decisão. O texto trata a medida como “temporária”.
De acordo com o projeto, a modalidade do documento será a de visto eletrônico para brasileiros que cheguem ao México em transporte aéreo. Para ingresso por terra ou mar, o visto precisará ser tramitado em um consulado mexicano.
Leia também: “Em carta, parlamentares pedem que Biden boicote a entrada do Brasil na Otan”
De onde vem a pressão? USA ou STF?