O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta segunda-feira, 1º, pelo Twitter que o governo está comprando o medicamento antiviral tecovirimat contra a varíola dos macacos.
Segundo o tuíte, a compra será feita por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o medicamento será usado “para reforçar o enfrentamento ao surto de monkeypox no Brasil”. “Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, concluiu o ministro. A quantidade comprada e o prazo de entrega não foram informados.
O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil 🇧🇷. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento.
— Marcelo Queiroga 🇧🇷🇧🇷 (@mqueiroga2) August 1, 2022
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergencial de saúde global, em razão dos casos de varíola dos macacos.
O Brasil também anunciou, na semana passada, que está negociando a compra de 50 mil doses de vacinas contra a doença. Atualmente, apenas um laboratório no mundo fabrica o imunizante: a farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic. Segundo o Ministério da Saúde, a OMS mantém contato com o laboratório para a vendas em nível global a países com casos confirmados.
Na sexta-feira 29, o governo federal confirmou a primeira morte pela doença no Brasil, de um homem de 41 anos, que morreu em Belo Horizonte. A vítima tinha câncer e baixa imunidade, quadro que foi agravado pela varíola dos macacos.
O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil registrou até agora 1.066 casos da doença, em 16 unidades da federação.
Também foi anunciado um Centro de Operações de Emergência (COE) com objetivo de acompanhar o desenvolvimento da doença no Brasil.
O mais impressionante é que um sujeito com câncer e baixa imunidade, se mete numa aventura dessa. de comer ou queimar rosca. Tinha que ser muito tarado mesmo.