Um morador do limite entre os municípios de Garuva (SC) e Guaratuba (PR) ajudou especialistas a identificarem um erro no mapa oficial do Brasil. O canal RPC TV divulgou a informação nesta semana.
O paranaense, identificado apenas como Sandro, tornou-se protagonista da história. Ele verificou os limites de uma de suas propriedades e, consequentemente, acabou por encontrar um erro na divisão entre Santa Catarina e Paraná.
A descoberta do erro no mapa
Sandro notou que a linha de separação entre os Estados estava distante dos marcos originais estabelecidos pelo Exército Brasileiro 1919, depois da Guerra do Contestado. A diferença chamou a atenção do paranaense, que decidiu investigar o caso.
“Orientamos a Sandro para que verificasse a demarcação do limite, e ele foi, fez a incursão pessoalmente, desbravou a mata até chegar nos pontos que o Exército tinha feito”, explica Claudio Caldeira, advogado da família, ao canal RPC TV. “Ele pegou o georreferenciamento desses pontos. Depois, apresentamos a defesa técnica junto à Polícia Ambiental, que concordou com nossa manifestação.”
Instituto paranaense constatou o erro
Depois de estudos e verificação em campo, o Instituto Água e Terra (IAT), órgão paranaense, constatou o erro no limite entre os dois Estados. A Secretaria de Planejamento (Seplan) de Santa Catarina também confirmou a necessidade de nova delimitação.
Com o novo traçado, Santa Catarina passa a contar com 490 hectares a mais. Essa área equivale a quase 500 campos de futebol.
As mudanças no mapa devem ser encaminhadas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o pessoal atual a cargo do IBGE, vamos ver qual é a mutreta que virá.
Bora Santa Catarina, para mim melhor estado em dos os requisitos.
Parabens pela dedicaçao e deixar de aceitar tudo como uma verdade consolidada.